Header Ads

Aventura Solo

Postado: na M.Cassab
Estado: falta muito para as 17h30 ?
Escutando: Whitesnake - Slide It In

Aventura SoloIsso aqui é coisa velha. Na época em que comecei a estudar Flash por conta própria (acho que foi em 1999, não lembro, mas foi na época do lançamento do Flash 5), precisava de um projeto para usar como estudo de caso.

Então resolvi fazer um joguinho simples, baseado em uma Aventura Solo publicada pela revista Dragão Brasil.

Anos atrás, a editora Marques Saraiva lançou uma série chamada Aventuras Fantásticas. São livros interativos em que o leitor encarna um personagem inserido em várias situações. Porém, o próprio leitor deve decidir o que o personagem deve fazer. Cada opção leva a uma página diferente, que revelará o que aconteceu.

Na época, esse tipo de literatura revolucionou o mundo do RPG [?] [é a sigla americana para Role-Playing Game, um jogo de estratégia e imaginação em que você deve interpretar um personagem que está vivendo uma aventura, decidindo o que deve fazer.] ... se bem que muita gente sempre questionou se isso poderia ser considerado como um RPG. Mas o que importa é que esse gênero teve uma boa venda e foi responsável por muita gente se interessar por RPG.

A regra do jogo é simples, você encarna um aprendiz e precisa realizar uma busca. Durante sua aventura, encontrará diversos obstáculos e terá que decidir o que fazer. Porém, tem que tomar a decisão com cuidado, pois a escolha errada poderá levar a morte. Para acessar o jogo, cutukAqui.

Esse jogo foi minha primeira experiência em desenvolver ambientes interativos no Flash. Meu interesse era só saber como utiliza (de forma inteligente) movieClips, botões e ActinScript de navegação (basicamente goto, Stop e GetURL).

Por esse motivo, nem fiz ilustrações ou animações, coisas que todos vivem dizendo que está faltando... e está mesmo.

Hoje, tenho mais três jogos como esse na gaveta, muito mais interativo e com animações. Só preciso de tempo e disposição para começar a desenvolver.

Se quiser saber mais obre o assunto, lá na Wikipédia tem um artigo muito bom sobre RPG e sobre as Aventuras Solo.

2 comentários:

  1. É a primeira vez que vejo a um flash-jogo no estilo das aventuras solos (livro-jogo).
    A um bom tempo também tinha feito um rpg online que agora transformei num blog-jogo.
    Só tem um problema com o seu jogo. Eu morri :( .ehehehehe
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. PARABEMS, JA TINHA JOGADO ESSE CONTO.
    FICOU FABULOSO O MODO DE JOGO (SEM CHANCE PARA RETROCEDER). GOSTARIA DE COPERAR PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COMO ESTE. E COMO VC DISSE QUE POSSUI OUTROS PROJETOS AGUARDO QUE VC DISPONIBILISE PARA O PUBLICO(RS).

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.