Header Ads

Game design - Tutoriais do método Tile para Flash

Postado: na M.Cassab
Estado: falta muito para as 17h30 ?
Escutando: Korn - Seen It All

Como havia dito, a partir de hoje (13/11/2007), passarei a postar alguns tutoriais de desenvolvimento de jogos em Flash aqui no blog.

Os tutoriais são baseados nos conteúdos de dois sites americanos, o Tile based games e o OutsideOfSociety, ambos autorizados por seus autores.

É importante ressaltar que esses tutoriais exigem um nível de conhecimento intermediário (quase avançado) de programação em ActionScript. Além de alguma vivência em jogos de videogame no estilo aventura, plataforma, RPG e estratégia (claro).

O conteúdo original foi desenvolvido em ActionScript 1, voltado para o antigo Flash 5. Vou tentar atualizar para o ActionScript 2 o que for necessário. Porém, isso não é um problema, pois ambas as versões funcionam perfeitamente sem perder rendimento.

Só que descreverei apenas o conteúdo original baseado no método, adaptando uma ou outra coisa. Não discutirei como realizar todo o desenvolvimento de jogos em Flash.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre como preparar um desenvolvimento no programa, veja esse tutorial que o Matheus Prestes publicou no fórum iMasters sobre Movimentação de um Game em flash 8.

Basicamente, o que teremos são formas de desenvolvimento de jogos utilizando o método Tile. Esse é apenas um dos muito métodos de desenvolvimento existentes. Porém, não será uma tradução fiel do conteúdo, pois pretendo adaptar o texto, incluindo algumas informações para tornar o material mais didático.

Além disso, esse método é apenas uns 4% (se não me engano) de todo o processo de criação de um jogo. Não adianta decorar tudo se se achar um Game Designer e nem querer publicar um livro, pois ainda há muitos outros assuntos, incluindo conceitos de matemática, física, aritmética, e tudo aquilo mais que você (assim como eu) fez questão de esquecer.

Nesse sentido, publiquei uma lista de livros sobre Game Design, que vão ajudar muito com conceitos e princípios.

Para facilitar a vida de todos (principalmente a minha), vou utilizar está postagem como índice para acessar todos os tutoriais. Por isso, não estranhe a data desta postagem, pois ela sempre será atualizada conforme for publicando algo.

7 comentários:

  1. Tá bem maneiro Barão , acerta a data no post ,acho que vc confundiu o ano da criação do tópico , pq fica parecendo que vc não atualiza a mais de um ano .

    ResponderExcluir
  2. Putz... nem tinha percebido. Valeus pelo toque.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o conteúdo do site do tony mesmo, é bem simples e fácil de entender. Parabéns pelas traduções, por trazer esse conteúdo num site nacional, abraços.

    ResponderExcluir
  4. Cara.. muito boua sua trazdução.. mais quando você vai postar a tradução dos ouotros tutoriais?

    ResponderExcluir
  5. Olha, tinha o intuito de fazer mais dois até o final do ano.

    O problema é que estou completamente sem acesso a internet no meu trabalho.

    Não sei quando conseguirei publicar novamente.

    ResponderExcluir
  6. A idéia era boa.. mais fiko incompleta.. afinal mais de um ano sem update é dificil.. qm tinha interesse q nem eu.. acabou seguindo o site original e tentando entender o ingles do cara... axo q me entendi com os originais.. mais muitas pessoas ficaram dependentes de vc barão... ve se atualiza ai..

    ResponderExcluir
  7. Inx,

    Concordo plenamente com tudo que disse e me sinto um bosta por isso. Por favor, me desculpe.

    O problema é que bloquearam todos os sites que acessava no trabalho e não tenho mais tempo para ver isso.

    Ainda tenho esperança de que as coisas fiquem mais tranqüilas e tenha tempo para terminar isso... pois até eu quero ver isso pronto.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.