Header Ads

Crônicas Vampirescas de Anne Rice

Em 1994, morei em São Bernardo na casa de minha avó para estudar o colegial lá no CELGA (Colégio Estadual Lauro Gomes de Almeida).

Antigamente, era um colégio super conceituado, tinha sorteio e tudo mais para poder entrar. Não sei como ele está hoje, mas tive sorte e entrei.

Foi nessa época em que me envolvi com RPG. Joguei e mestrei todos os sistemas existentes: GURPS; Storyteller; Millenia; Cyberpunk; D&D e AD&D; Desafio dos Bandeirantes; Defensores de Tóquio; D20; Call of Cthulhu; Kult... tá, melhor parar por aqui se não vou ficar o dia todo digitando.

Como a maioria dos jogadores, me identifiquei mais com o Vampiro: a máscara. Logo no primeiro dia que joguei, fiquei sabendo que ele era quase (para não dizer completamente) baseado no livro Entrevista com o vampiro, criado em 1976, pela escritora americana Anne Rice.

Um dia, encontrei o livro por acasso e resolvi ler para ver "qüalé-quê-é". Acho que "devorei" o livro em menos de uma semana, era muito bom... ao meu gosto, pelo menos.

A escritora tem um estilo muito intenso de narrativa, ela faz com que você sinta o que o personagem sente na história, ou tenha uma boa noção da situação.

O mais engraçado de tudo é o fator "todo mundo come todo mundo", as vezes literalmente.

É um tal de homem pegando homem, mulher pegando mulher, criança pegando adulto, adulto se pegando com todo mundo... tudo muito moderninho.

No começo, achava que a bissexualidade dos personagens era por causa da história do Lestat, que sempre sentia muito amor por todos.

Mesmo porque, no RPG da White Wolf, sexo não significava mais para os vampiros, o que importava era o sangue. Logo, era normal que personagens do mesmo sexo se relacionassem.

Porém, conforme lia os outros livros, percebia que não era nada disso. O negócio era "pegar no negócio" mesmo.

...

Sei não. Acho que ela deve ter algum fetiche mal resolvido.

...

Bem, eu não tenho problema com essas coisas. Gostei muito de todos os livros. Alias, compartilho de muitas opiniões que a autora propõem em algumas situações.

Depois de ler o livro, descobri que se tratava do primeiro volume de uma coleção chamada Crônicas Vampirescas. Desse dia em diante, passei a colecioná-los. Tenho quase todos, só faltam os três últimos:

Resolvi postar sobre isso porque vivo esquecendo a ordem dos livros. Publicar no meu blog é a melhor forma de lembrar, quando precisar achar de novo.

Além desses livros, também tem o livro Vittorio, o Vampiro (1998), mas ele não faz parte da cronologia oficial. Depois falo sobre ele.

Alguns livros são bem fáceis de achar (como Lestat, O Vampiro Armand ou Sangue e Ouro). Porém, tem outros que são um saco para encontrar (principalmente Entrevista com o vampiro, A História do Ladrão de Corpos ou Pandora).

Comprei todos no sebo mesmo. É mais fácil de achar e mais barato, sem dizer que tem um monte perto da , no centro de São Paulo.

Recentemente, a editora Rocco relançou alguns títulos. Padronizaram o tamanho deles, as capas estão mais bonitas (todas pretas) e ficaram mais baratos, mas não foram todos. No site da Submarino dá para ver uma lista.

Infelizmente, em 2005, ela anunciou que não escreveria mais nada sobre a crônica (ou qualquer outra série sobre seres fantásticos), por causa da morte de seu marido.

Se quiser saber mais sobre a escritora Anne Rice, acesse o site oficial dela.

Vou ver se crio vergonha na cara e publico algum comentário sobre cada livro... só não prometo que farei isso tão cedo...

7 comentários:

  1. Hahahahahahahahaha, adorei o "Resolvi postar sobre isso porque vivo esquecendo a ordem dos livros." Eu estou "lendo" há pouco mais de um ano o "Sangue e Ouro". Preciso tomar vergonha na cara qualquer hora, sentar e terminar ele.
    Quanto a ser difícil de achar... cara o pior é que o meu "A História do Ladrão de Corpos" tá emprestado e é meio complicado ir buscar...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. By the way, voltei a ler o Sangue e ouro (a história está começando a fcar interessante), e ainda não peguei a história do ladrão de corpos de volta...

    Acabei voltando aqui no blog pra ver qual era o próximo. Anotei tudo noi celular, hahahaha

    Abração

    ResponderExcluir
  3. comprei uma coleção completa da ANNE RICE... E TAVA PESQUIZANDO A ORDEM.. O BLOG É BOM.. E REALMENTE AS CAPAS PRETAS FIKARAM OTIMAS.. VOU COLOCAR NUMERO NOS LIVROS.. E VALEWW

    ResponderExcluir
  4. •Interview with the Vampire (1976)
    •The Vampire Lestat (1985)
    •The Queen of the Damned (1988)
    •The Tale of the Body Thief (1992)
    •Memnoch the Devil (1995)
    •The Vampire Armand (1998)
    •Merrick (2000)
    •Blood and Gold (2001)
    •Blackwood Farm (2002)
    •Blood Canticle (2003)


    Achei essa ordem no site da Anne Rice

    ResponderExcluir
  5. Pandora não faz parte da coleção, é um livro à parte. A ordem correta é esta acima.

    ResponderExcluir
  6. Que Pandora e Vittorio não fazem parte da coleção já havia dito no texto.

    Poderiam ler tudo direito antes de comentar, não ?

    ResponderExcluir
  7. Você leu todos? Adorei o post.
    E não sabia que ela tinha parado por causa da morte do marido...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.