Header Ads

Livro Pandora de Anne Rice

Postado: em casa
Estado: com dor de cabeça
Escutando: Kiss - Love Gun

PandoraPandora - Novos Contos Vampirescos
Autora: Anne Rice
Editora: Rocco
Número de Páginas: 208
Ano: 1999
ISBN: 8532509428

Sei que estou fazendo tudo errado. Deveria começar a falar as Crônicas Vampirescas pelo livro Entrevista com o vampiro, mas faz pouco tempo que li o Pandrora e ele está mais fresco na minha memória.



O livro Pandrora foi escrito pela Anne Rice em 1997 e publicada no Brasil pela editora Rocco em 1999.

Originalmente, o livro não faz parte da coleção Crônicas Vampirescas. Ele é parte de uma outra coleção chamada Novos Contos Vampirescos (que só tem 2 livros).

Mas ao ler, perceberá que a história acontece diretamente após os acontecimentos do livro Memnoch e antes do livro O Vampiro Armand.

Tudo indica que esse livro não estava nos planos da autora. Além de não estar na cronologia dos outros livros, ele é muito fino, sendo que normalmente ela escreve livros grossos.

Além disso, a história em si não é tão elaborada ou explorada como os outros livros.

O livro começa com o encontro de Pandora com David Talbot, que a instiga a escrever sua história.

Como sempre, a autora cria uma narrativa que é conduzida como se fosse os pensamentos da própria Pandora, fazendo vários comentários enquanto conta a história.

Basicamente, o livro conta a infância e o amadurecimento de Pandora na Roma do século 15 a.C., desde quando conheceu Marius, ainda criança, até o final de seus dois casamentos.

No livro, conhecemos um pouco melhor a personalidade de Pandora, que até então era um personagem solitário, que se relacionava pouco com o "grupo de Nova Orleans" (como são conhecidos os personagens da crônica).

Aqui vemos uma mulher decidida, dona de seu nariz que não admite ser comandada por ninguém.

Também ficamos sabendo que ela conheceu Marius com 10 anos de idade, que a pediu em casamento imediatamente para seu pai. Ele tinha pouco mais de 20, praticamente um pedófilo.

...

Eu já disse que a autora tem alguns fetiches mal resolvidos...

...

Ela cresce sendo educada pelos maiores filósofos da região, desenvolvendo um raciocínio rápido e abrangente. Se tornando muito iteligente para o padrão da época.

Nesse período, as mulheres livres (que não eram escravas e pertenciam a famílias ricas) andavam na rua com o mesmo status dos homens e podiam fazer tudo que eles faziam. E ela gostava disso.

Justamente por ter essa atitude, seus dois casamentos não duraram muito, pois não se interessava por uma vida caseira. Provavelmente, por conta disso, entrou para o culto da Deusa Ísis, ora para incomodar seu pai, ora para incomodar seus maridos. Não que ela os odiasse, mas era só apra afirmar usa opinião.

Quando adulta, sua família é perseguida e ela tem que fugir para a cidade de Antioquia, onde reencontra Marius e conhece "o Rei e a Ranha", iniciando sua história no mundo dos vampiros.

O livro termina com Pandora contando que estava fora de casa quando Marius fugiu com "o Rei e a Ranha", ficando vários séculos sem encontrá-lo, chegando até o ponto onde ela aparece na história do livro O vampiro Lestat.

Terminando de ler o livro é que se tem certeza de que essa história não havia sido planejada.

O livro não explora a história dela, o passar dos séculos ou outros personagens que ela conheceu com o tempo. Apenas fala de sua vida como mortal.

Não sei o verdadeiro motivo pelo qual a autora escrevei o livro: pode ter sido uma obrigação contratual; falta de grana; ou apenas uma questão de ego, para fazer de um personagem seu.

De qualquer forma, é um livro interessante que deve ser lido junto com os demais.

Esse livro é um pouco chato de ser achado nas lojas e livrarias, porque já está fora de catalogo e devem imprimir uma pequena tiragem por ano.

É muito mais fácil encontrá-lo em sebos. De fato, encontrei um exemplar ou mais em todos os que visitei até hoje, tanto nos sebos de bairro quanto nos sebos do centrão.

Se quiser saber mais sobre o livro, dê uma olhada no site oficial da Anne Rice.

Mas o site dela é bem fraquinho. Por isso, aconselho a ir direto na Wikipedia americana.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.