Header Ads

Godzilla vs Destroyer (Legendado)

Godzilla vs Destroyer
Esses dias, terminei de assistir The Brave Fighter of Sun Fighbird e precisava arrumar mais alguma coisa para baixar junto com One Piece. Ficar baixando e assistindo 500 episódios de uma vez não dá.
Dei uma olhada no meu "pequeno" diretório de coisas para baixar e comecei a pegar vídeos de Naruto e Kamen Rider que ainda não tinha assistido.
Enquanto baixava, descobri que no blog TokusatsuS tinha um link para baixar o filme Godzilla vs Destroyer. Fazia um bom tempo que estava querendo assistir esse filme.
Quando era moleque, minha tia tinha voltado do Japão com algumas revistas de vídeo. Na antiga casa dela tinha um corredor todo revestido com cartazes de filmes, adorava ficar horas olhando.
Enfim, uma das revistas que ela tinha trazido tinha uma matéria sobre um filme que seria lançado do Godzilla naquele ano, em que "morreria".
Gojira Shizu
Tudo bem, naquela época já tinha entendido que japonês adora matar seus personagens favoritos, mas isso me soava terrivelmente estranho. Como assim morrer!? Não ia produzir mais filmes com ele?
Um bom tempo se passou e descobri que existia dois motivos para quererem dar um fim ao "Rei dos Monstros". Para variar, o motivo era dinheiro.
O primeiro motivo era por causa do tamanho dele. Cada filme que era lançado, o pessoal da Toho aumentava mais seu tamanho e deixavam seu visual mais agressivo para dar mais impacto visual.
O problema é que depois da década de 90 ele já tinha passado do 100 metrôs e era complicado e dispendioso fazer maquetes e cenários para sua escala.
Escala do Godzilla
Comentário cretino: existe uma gráfico na internet comparando o tamanho dos monstros cinematográficos indicando o Cloverfield maior do que o Godzilla.
tamanho dos monstros cinematográficos
Não sei até onde isso é fato, mas fico imaginando como seriam os outros monstros da franquia em Nova Iorque, pois o Godzilla nem era o mais alto de todos.
Movie Monster Size-Chart
O segundo motivo é que a Sony Pictures havia comprado os direitos da franquia e pretendia lançar um filme americano com uma versão piorada nova dele.
Godzilla (1998)
Alias, o filme americano foi tão tosco, mais tão tosco, que houve uma enxurrada de reclamações na Toho, fazendo com que a empresa retornasse com o "Rei dos Monstros" em 2000... viva!
Bem, de qualquer forma, fiquei com isso na cabeça até um tempo atrás. Só conseguir assistir o filme legendado essa semana, baixando do blog TokusatsuS.
Godzilla vs Destoroyer Título: Godzilla vs Destroyer
Nome original: ゴジラVSデストロイア (Gojira tai Desutoroia)
Direção: Takao Okawara
Roteiro: Kazuki Omori
Distribuição: Toho
Duração: 103 minutos
Ano: 1995
Pelo que entendi, a história começa logo depois dos acontecimentos do filme Godzilla vs. SpaceGodzilla (1994), que é outro que gostaria muito de assistir mas ainda não consegui.
As equipes da G-Force (uma espécie de exército especial da ONU para "controlar" o grandão) estão monitorando Godzilla que está ferido após a batalha do último filme.
Godzilla queimando Hong Kong
Aparentemente, a ilha onde ele e outros monstros viviam afundou e o pequeno Godzilla Jr está desaparecido ou morto.
A G-Force passou a ter contato com civis para tentar entender o comportamento do Godzilla e o principal especialista é um adolescente chamado Kenichi Yamane (interpretado por Yasufuni Hayashi) que pesquisa o grandão como passa-tempo.
Kenichi Yamane
Ele é neto do Dr. Yamane, o cientista que testemunhou o nascimento do Godzilla no filme original de 1954.
Analisando gráficos da radioatividade emanada pelo Godzilla, ele suspeita que seu organismo está super aquecendo, podendo chegar ao ponto de ruptura e explodir, velando tudo ao redor junto.
erupções cutâneas radioativas
Na verdade, as cores alaranjadas em volta do corpo dele são erupções cutâneas radioativas. Seu coração funciona como um gigantesco reator nuclear que não para de produzir energia. Esse excesso de energia está sendo irradiado por seu sando e se espalhando pelo corpo, super aquecendo-o.
O legal é que, durante a produção do filme, fizeram todo um estudo sobre o organismo dele e como deveria reagir. Tudo para deixar as cenas ainda mais reais. Depois que o filme foi lançado, publicaram esses estudos em revistas.
Análise biológica
Ao longo do filme, essas marcas vão ficando pior. O pessoal de efeitos especiais está de parabéns, pois é perceptível as rachaduras de sua pele. Dá até para ver o calor saindo. Na verdade, isso chega a dar agonia.
Em um centro de pesquisa, conhecemos o Dr. Kensaku Ijuin (interpretado por Takuro Tatsumi), descobridor Microoxygen, uma molécula compactada de oxigênio que aumenta a eficiência respiratória.
Dr. Kensaku Ijuin
O problema é que o Microoxygen foi descoberto no local onde Godzilla e estranhas criaturas começaram a aparecer. Uma amostra do solo revelou a existência de um organismo chamado Oxygen Destroyer, uma arma biológica usada contra Godzilla, no filme de 1954.
Aparentemente, o Microoxygen estava fazendo com que o Oxygen Destroyer evoluísse de forma acelerada. No começo, apenas uma micro organismo que corroê as moléculas de oxigênio.
peixe sendo consumido por Destroyer
Porém, um pouco antes do meio do filme, ele digevolui se desenvolve para uma forma mais complexa e maior.
Destroyer
Não demora muito e ele vira uma mistura muito estranha do Inseto (Starship Troopers), com um Alien e o Devilman.
Destroyer
Bem, desse ponto em diante é o Destroyer tocando o terror e as pessoas se questionando se estão pagando pelos erros do passado.
Enquanto isso, um tal de Major Sho Kuroki (interpretado por Masahiro Takashima) parte com o bombardeiro Super X3, que possui uma blindagem super resistente, capaz de aguentar um ataque do Godzilla, e equipada com um Freezer Beam.
Major Sho Kuroki Super X3
Ao encontrar o grandão, ele tenta congelá-lo com o Freezer Beam e depois destruí-lo com vários mísseis.
Super X3 congelando Godzilla
No meio de tudo isso, Miki Saegusa (interpretada por Megumi Odaka), uma empata com poderes psíquicos capaz de se comunicar ou sentir a maioria dos monstros.
Miki Saegusa
A primeira vez que a vi foi no filme Godzilla vs. Biollante. Parece que de lá pra cá ele aparece na maioria dos filmes.
Neste ponto, os diálogos começam a ficar muito estranho. Ora querem que o Destroyer destrua Godzilla, ora querem que o Godzilla acabe com Destroyer.
Enfim, enquanto o povo fica nessa conversa besta, a Miki acaba encontrando Godzilla Jr que está tentando retornar para a ilha que não existe mais. E olha só, ele virou uma versão rascunhada do Godzilla.
Miki observando Godzilla Jr
Aqui eu não entendi mais nada. Até onde sei, o Godzilla Jr ainda era bebê no filme Godzilla vs. SpaceGodzilla (um bichinho muito simpático, devo dizer). Os acontecimentos deste filme ocorrem no máximo um mês depois do filme anterior, como ele já está do tamanho de um "adolescente" de 40m?
Godzilla Jr bebê Godzilla Jr adolescente
A desculpinha esfarrapada é que no filme anterior ele teria absolvido muita radiação, fazendo com que acelerasse seu crescimento.
Na verdade, isso era um plano B da Toho. Eles queriam deixar uma opção para substituir o Godzilla se quisessem lançar algum filme futuramente.
Mais para o final dessa postagem vou comentar um pouco mais sobre isso.
Alias, se você é daqueles que não gosta de saber o final do filme antes de assistir, é melhor parar agora. Daqui para frente vou entregar todo o restante do filme.
Depois de assistir, volte e leia o restante da postagem, pois vou comentar sobre o tal plano B e do segundo final que fizeram.
Vou esperar um pouco para você se decidir sobre o que fazer.
...
Pois bem.
Posso continuar?
...
Enfim, para impedir que Destroyer destrua tudo sozinhio, a Miki usa seus poderes psíquicos para levar Godzilla Jr em sua direção para destruírem tudo juntos.
Godzilla Jr vs Destroyer
No começo, o pequeno até que aguenta bem. Chega a arrancar alguns pedaços de Destroyer, mas só no começo, pois depois ele começa a tomar um coro. Durante a luta, Destroyer usa sua língua de Alien e atravessa a garganta do Godzilla Jr.
Olha o estado que fica o coitado! Caramba Toho, precisava mesmo disso?
Godzilla Jr agonizando
Quando as coisas começam a ficar feias de verdade, eis que surge Godzilla, nem um pouquinho feliz, em socorro do filhote.
Godzilla vs Destroyer Godzilla vs Destroyer
A luta é voraz, um arrancando teco do outro. Jorro de sangue para todo lado.
Alias, isso me faz pensar: se o sangue do Godzilla é radioativo, o que acontece com o local onde é derramado? Chernobil é para os fracos.
Depois de muita devastação, parece que Godzilla consegue destruí-lo e vai ao encontro do filhote. Porém, Destroyer ressurge em seu estado final, muito maior e mais poderoso. Em um voo rasante, ele derruba o grandão e pega o filhote.
Dá uma olhada no tamanho do Godzilla Jr nas garras do Destroyer. Praticamente de brinquedo.
Destroyer segurando Godzilla Jr
Depois de voar bem alto, ele o larga e usa uma rajada do seu ataque, fazendo Godzilla Jr explodir no chão.
Godzilla o acerta com uma rajada nuclear em pleno ar, o fazendo cair e atacando furiosamente. Destroyer tenta um recurso para confundir Godzilla e divide seu corpo em vários seres menores. Só que isso não dá certo, pois Godzilla usa um pulso nuclear e incinera todos.
Agora, ele procura o filhote e encontra-o em meio aos destroços no chão, sem vida. Ele tenta até dar um sopro de vida, mas nada acontece.
Godzilla tentando reviver o filhote
Não há muito tempo para lamentação, pois Destroyer aparece novamente e, pela cara do Godzilla, sabemos que alguém vai apanhar muito.
Godzilla está com tanto ódio, que acelera o processo de super aquecimento, chegando ao colapso de seu corpo. Agora, resta pouco tempo de vida.
Godzilla entrando em colapso
Transbordando de energia, Godzilla ataca Destroyer com força total. Até a G-Force o ajuda a derrotá-lo. Chega a dar dó de Destroyer... nãaaaoo, chega não.
Em pouco tempo, Destroyer é destruído. Agora, sozinho, Godzilla não consegue mais continuar e vemos uma sequência realmente agonizante.
O corpo de Godzilla começa a derreter e vários jorros de sangue explodem de seu corpo. No final, o corpo dele explode e derrete como uma abóbora no microondas.
Godzilla derretendo Godzilla explode
É uma cena realmente triste ver o "Rei dos Monstros" morrendo desse jeito. Olha só essa cena extraída da sequência final.
Fim de Godzilla
Fico imaginando como foi no cinema ter assistido isso na época. Com certeza, muita gente deve ter saído desolada das salas.
No filme, todos assistem atônitos a morte de Godzilla. Os níveis de radioatividade aumenta absurdamente e se espalha, fazendo com que alguns comecem aquela ladainha de todo final de filme: questionando-se se finalmente pagaram por seus erros no passado.
De repente, os níveis de radioatividade caem muito rapidamente, chegando ao zero. Antes dos créditos subirem, escutamos um rugido temos uma surpresa final.
Cena final
No filme, isso não é revelado, mas o que temos é o Godzilla Jr, que absorveu toda a radiação e digevoluiu se desenvolveu, tornando-se o próximo "Rei dos Montros".
Originalmente, essa cena havia sido planejada para ocorrer no final dos créditos. No entanto, a Toho realmente estava preocupada com a repercussão desse filme, e com razão.
Por questões estratégicas, resolveram exibí-la antes dos créditos para que as pessoas tivessem a certeza de que poderia ter uma continuação.
Entretanto, esse não foi o final elaborado originalmente. A versão do DVD possui um segundo final. Nele, Godzilla agarra Destroyer e seu corpo entra em colapso. Enquanto isso, ambos são atacados pelos raios congelantes da G-Force.
Destroyer não suporta o frio e o calor extremo ao mesmo tempo e não consegue se libertar. Os dois monstros morrem juntos com a explosão do Godzilla.
Porém, a Toho não quis usar esse final porque acreditava que o grande ápice final deveria ser a morte do Godzilla. Por isso, resolveu fazer as coisas em momentos diferentes.
Sinceramente, achei o filme interessante. Ainda acho que poderiam cortar um pouco o lenga-lenga com as cenas das pessoas e deixar só as cenas com os monstros.
Esse filme encerra o período Heisei da franquia (pensei que só Kamen Rider tinha essas coisas).
Com o fiasco do filme americano da Sony Pictures, a Toho retornaria sua franquia, iniciando a Millennium Era.
Se achou interessante, lembre-se de que pode baixar o filme no blog TokusatsuS.
Postado: na Indumed
Bebendo: café
Estado: tossindo que nem uma desgraça
Escutando: Legião Urbana - Tempo Perdido
Jogando: Transformers: War for Cybertron (Xbox)
Assistindo: One Piece
Lendo: Peanuts Completo: 1959-1960 (Vol. 5)

Um comentário:

  1. o filho do godzilla creceu pq a ilha q eles viviam esplodiu antes d afundar por isso ele creceu e por isso o godzilla pai esplodiu. eu vi esse filme uma meia hora antes d achar esse post

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.