Header Ads

Gundam Model Kits da Bandai

Essa é a minha mais nova mania que arrumei para a cabeça.

Para quem não conhece, a Bandai, empresa japonesa licenciada para comercializar os brinquedos da série Gundam, produz kits para montar os robôs da série.

Esses kits são extremamente detalhados e bem feitos. O mais legal de tudo é que os encaixes são por sistema de pressão, não precisando de cola para juntar as peças. Isso permite montar e desmontar os robôs "na hora que der na telha".

Resumindo, você pega umas caixas com um monte de pecinhas, no estilo daqueles carros e aviões da Revell, e passa horas montando, lixando, pintando, colando adesivos e coisas do tipo.

Peças do meu Aile Strike Gundam

Sempre gostei dessas coisas, já tive alguns modelos da Revell, uma penca de Lego, Tente e essas coisas de montar.

Meu primeiro modelo foi o MG 1/100 Aile Strike Gundam. Rescentemente, comprei também o MG 1/100 Gundam Crossbone FullCloth no eBay.

Mas depois dele, resolvi pegar pesado na "arte".

A primeira coisa que um novato tem que saber é que existem vários kits de Gundam para montar. Todos os modelos são baseados em escala real, o que ajuda muito na criação de cenários (dioramas).

Esses kits são fabricados no formato de grades, em que as peças ficam grudadas e você tem que cortá-las e remover as rebarbas. Tudo muito minucioso e artesanal.

Várias versões do RX-78-2 Gundam

Na ordem: 1/200 Speed Grade, 1/144 High Grade, 1/100 Master Grade, 1/60 Perfect Grade e 1/48 Mega Size.

A grande maioria dos colecionadores aplicam técnicas de plastimodelismo, pintando mais detalhes e produzindo efeitos, criando modelos super realistas. A prática voltada para os kits de Gundam se chama GunPla. Com o tempo, vou postando aqui algumas técnicas de montagem.

SD Gundam #6 Z GundamSD Gundam:
É o modelo mais básico para montar. São poucas peças e quase nenhuma variação de cores. A maior parte dos detalhes são criados por adesivos.

Felizmente, esse tipo de modelo não é fabricado mais tão simples assim.

BB Senshi #47 Noomaru GundamBB Senshi:
Basicamente, é uma linha de SD voltada para os personagens dos mangas. Essa linha é interessante por ser uma releitura dos Gundam no estilo feudal japonês.

Porém, continua sendo muito simples. Até os modelos mais novos são simples demais.

A maioria não fica bem apenas montado, tem que pintar ou detalhar algo para ficar bom.

BB Senshi #47 Noomaru GundamBB Senshi High Grade:
Em 1996, foi lançado SD Gundam G Generation, uma série de RPG para videogames. Aproveitando o momento, a Bandai aperfeiçoou a engenharia dos SDs e criou modelos mais complexos e detalhados.

A quantidade grades com cores diferentes aumentou, deixando o acabamento final bem melhor. A maioria desses modelos não precisa nem de customização para ficar bom.

A primeira grande diferença é que os robôs agora tinham cotovelo e algumas dobradiças para criar mecanismos.

BB 217 Gundam Mk-II (Titans color)

Em 2007, com a série Gundam SEED, a Bandai evoluiu ainda mais a engenharia, criando modelos ainda mais detalhados e articulados. Além disso, também começaram a utilizar outros materiais para fabricar as peças, incluindo transparências.

BB Strike Freedom Gundam VS Destiny Gundam

Infelizmente, em 2008, a Bandai simplificou um pouco a engenharia dos novos modelos. A peças são muito bem esculpidas, mas a variedade de grades coloridas diminuíram e as articulações também.

BB 313 Gundam Exia

Recentemente, foi divulgado durante a 51th All Japan Model Hobby Show 2011 os modelos do anime Gundam Age.

SD Gundam Age

Como se trata de um evento, com certeza estão customizados, mas aparentemente, parece que são mais detalhados. O jeito é esperar o lançamento para ver.

Speed Grade RX-78 GundamSpeed Grade (SG):
Criada em 2007, essa linha tem a escala 1/200, o que dá uns 7 cm aproximadamente.

Suas peças são muito pequenas, já vêm coloridas da fábrica e, apesar do tamanho, até que é bem articulado.

Só foram produzidos quatro itens para essa linha:
RX-78-2, Wing Gundam, Z Gundam e o G Gundam.


First Grade 1/144 Strike Freedon GundamFirst Grade (FG):
Tem a escala 1/144, o que dá uns 12 cm aproximadamente, e as peças são de duas ou três cores diferentes.

Aqui começa a linha padrão da série Gundan direcionada para os modelistas.

Não possuem muitos detalhes e vêm com alguns adesivos para colar. Isso para que o consumidor tenha o prazer de montá-lo e pintá-lo como achar melhor.

Essa linha específica é uma iniciação ao modelismo, com modelos simples de montar e sem muita complicação. Por conta disso, os robôs não tem muito detalhes. Mas o legal é que crianças com 6 anos são capazes de montá-los.

Estão sendo vendidos no Japão por ¥500 (o que daria uns R$ 9,00).

A primeira vista, parecem feios (e são, muito) por não ter acabamento, além de serem bem menos detalhado e articulado do que os SG, permitindo apenas poses simples. Mas como são muito baratos, são perfeitos para customizações.

High Grade 1/144 Virtue GundamHigh Grade (HG):
Mais completo e colorido do que a versão anterior. Sua escala pode variar de 1/144, 1/100 ou até 1/60 e, de acordo com o tamanho, a complexidade da montagem.

Agora temos um esqueleto simples como suporte para encaixar as partes do corpo e, ao invés de adesivos, temos decalques para serem aplicados. Além disso, essa linha é muito mais detalhada e articulada.

Estão sendo vendidos no Japão por ¥1.200 (o que daria uns R$ 21,00).

É o modelo mais em conta, sendo bem detalhado, articulado e nem tão caro.

RG 1/1144 GundamReal Grade (RG):
De longe, esse é o kit mais impressionante que a Bandai já lançou até agora. Ele tem a escala de 1/144, mas sua complexidade consegue estar entre um MG e um PG.

Em 2009, a Sunrise iniciou uma campanha para comemorar os 30 anos da franquia, o que afetaria todas as outras empresas com direitos.

O auge dessa campanha seria o Green Tokyo Gundam Project, a construção de uma estátua em tamanho real do RX-78-2 Gundam na península de Odaiba.

Estátua do RX-78-2 Gundam

A linha RG segue os mesmos critérios de design da estátua. A variedade de grades coloridas é muito maior do que nos MGs (mais ou menos dois tons para cada cor principal).

Além disso, ele tem a engenharia de deslocamento da blindagem quando se move um braço ou perna.

RG Gundam

Porém, o destaque fica para a engenharia do esqueleto do kit. Sim, ele é um 1/144 que possui um esqueleto e blindagem.

As peças de seus esqueleto são de uma material que lembra borracha dura. Ele é bem flexível e resistente. O mais legal é que vem praticamente montado na grade, assim como as mãos dos PGs.

RG Gundam

Claro, tudo que é bom tem um lado ruim. Por causa do tamanho, suas peças são bem pequenas e dão uma boa dor de cabeça para tirar da grade, refilar e montar.

Na minha opinião, é o melhor modelo de todos e praticamente não precisa de acabamento. Fica muito bom apenas montado.

Meu Master Grade 1/100 Aile Strike GundamMaster Grade (MG):
É o modelo básico de Gunpla. Sua escala é de 1/100, o que variam entre 13cm à 15cm dependendo do modelo (se bem que alguns passam de 20cm).

É muito bem detalhado e incrivelmente articulado. Esses modelos são bem complexos e as peças são coloridas com as cores bases, permitindo pintá-los igual aos originais.

Um fator interessante é que os modelos mais novos chegam a apresentar materiais diferentes de plástico, uns mais duros e outros mais malháveis. Algumas peças utilizadas para formar as juntas chegam a ser de borracha, permitindo maior durabilidade e firmeza na movimentação.

O maior atrativo desse modelo é que primeiro você precisa montar seu esqueleto, para depois montar a blindagem em sua volta, o que o torna muito mais fiel ao original (e divertido de montar).

MG Crossbone Gundam

Porém, já deixo um aviso: só vale a pena comprar esse modelo se foi lançado depois de 2006. Os modelos de 2005 para trás são muito simples, não muito diferente dos HG. Tanto, que alguns modelos antigos já estão sendo relançados com novas versões para atualizá-los.

Perfect Grade 1/60 Strike GundamPerfect Grade (PG):
O supra-sumo dos kits. Todos os modelos são na escala 1/60 e algumas partes precisam ser parafusadas para dar sustentação e firmeza.

Se bem que firmeza é algo relativo. Segundo o pessoal do fórum Gundam Brasil, a versão MG do Wing Gundam Zero Custom é muito mais resistente e firme do que sua versão PG.

Provavelmente, pelo tamanho e peso, pode ser que as peças não tenham pressão suficiente e soltem.

Além disso, alguns possuem G Sistem, um mecanismo de iluminação interna que não atrapalham o movimento das articulações.

Provavelmente mais atrativo nesse modelo é o fato do esqueleto interno dele ser muito mais complexo do que os demais, precisando até a montar engrenagens em alguns casos.

Esse modelo só não é o mais usual na prática de GunPla por dois motivos. O primeiro é o preço, pois seu valor varia entre ¥12.000,00 (R$ 209,00) e ¥30.000,00 (R$ 522,00).

Outro motivo é o peso, pois, como possui muitas peças de metal, uma caixa passa de 18kg fácil. Juntando o alto valor mais o custo do frete, um modelo pode chegar a ter o preço final de R$ 800,00.

Por tudo isso que descrevi, normalmente só os japoneses costumam a ter esse modelo. Mesmo assim, apenas os mais profissionais tem coragem de alterá-los.

Jumbo Grade 1/35 Zeta GundamJumbo Grade (JG):
Modelo ignorante, grande (escala 1/32) e bem detalhado. Porém, esse modelo é ignorado pelos colecionadores, pois já vem montado e isso perde o encanto.

Normalmente, é colecionado por fãs que estão mais interessados em ter uma estátua articulada.

Seu valor varia entre ¥16.000,00 (R$ 278,00) e ¥26.800,00 (R$ 467,00), sendo que seu peso pode passar de 5kg.

Mega Size 1/48 GundamMega Size:
É a evolução do Jumbo Grade. Além de maiores (escala 1/48), são de montar, o que torna mais interessante.

O maior absurdo é que são simples demais. Apesar de bem detalhados, são poucas peças para montar, como se fosse um HG gigante.

Não vejo muita graça nele. Com esse tamanho todo, não precisava ser tão complexo quanto um PG, mas poderia ser mais detalhado.

 AG 1/144 Gundam AGE-1 NormalAdvanced Grade (AG):
Lançado em 2011, faz parte da campanha para comemorar os 30 anos da franquia.

É a realização dos conceitos apresentados no manga Plamo-Kyoshiro (1982) e no OVA Model Suit Gunpla Builders Beginning G.

Basicamente, permite que uma pessoa crie seu Mobile Suit personalizado, utilizando estrategicamente cada parte de sua estrutura.

São modelos que possuem microships em um braço, no tronco e na cintura. Cada um guarda uma série de atributos que serão identificados por um sistema.

Existe um sistema chamado Gunpla Gage-ing Haro, uma espécie de tamagotchi com lutas.

Gage-ing Haro

Além desse, também tem um fliperama chamado Gunpla Gage-ing link.

Gunpla Gage-ing link

Por enquanto, a Bandai está produzindo modelos na escala 1/144, muito simples, poucas peças e quase sem articulação.

AG 1/144 Gundam AGE-1 Normal

No site oficial, estão divulgando que será produzido também na escala 1/100.

AG 1/100


Se quiser saber mais, há um artigo em inglês bem interessante sobre Gundam model e sobre Gunpla Grade no Wikipedia.

34 comentários:

  1. Oi amigo, moro em salvador e gostaria de saber como faço para comprar gundams pelo e-bay, se eles entregam no Brasil e se eu não preciso pagar imposto de importação... Em outras palavras, como você comprou??? Oo
    Eu comprei pelo mercado livre um gundam zero custom, 1/100 mg e estou perdidão. Queria saber tb, como vc fez o detalhamento das linhas?
    Se não for pedir muito, me manda um e-mail =D
    mauricio_ladeia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. E ai Maurício,

    Estou te respondendo por e-mail.

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo, sou um fã de gundam e curto muito model kits deles! gostaria de saber como adquiri os models! Obrigado
    ulisses0083@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, estou a um tempinho procurando informaçoes na internet e estou recorrendo a vc, em relaçao a sites onde eu possa comprar os modelos Gundam, estou louco para começar a montar, mas nao esto encontro o modelo q eu quero e o site mais confiavel, poderia me ajudar?

    paulo_guarulhos@yahoo.com.br


    obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
  5. Paulo e Ulisses,

    Estou respondendo os 2 por e-mail.

    ResponderExcluir
  6. ola pessoal eu ja morei no jp eu tinha various gundam e muito loco montar tenho parentes que moran la acho que vou pedir pra eles mandaren paramin tb falou.

    ResponderExcluir
  7. Olá, faço a mesma pergunta dos outros colegas; qual a melhor opção para podermos comprar os modelos, percorro a net já faz tempo e a uns 2 anos eu comprei um modelo pelo mercado livre mas acho que os valores de alguns são extratosféricos em comparação ao produto em si e sem mencionar o fato de que um vendedor cobra r$300,00 por certo produto e outro cobra r$100,00 pelo mesmo gerando assim um paradigma que acredito que todos que já fizeram compras pelo "ML" já passaram, sobre qual produto escolher. aguardo sua resposta.
    gerson.arnold@uol.com.br

    ResponderExcluir
  8. E ai Gerson.

    Infelizmente, o mais viável para nós brasileiros é comprar modelos em sites japonesas, reduzindo os impostos de importação.

    Um site que você pode comprar sem medo é o HobbyLink Japan:

    http://www.hlj.com/

    Porém, precisa de um cartão de crédito internacional.

    Se não tiver um, dê uma olhada no Santander Free. Ele serve para esse tipo de compra.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. o meu eu comprei pelo mercado livre,foi tudo tranqilo

    ResponderExcluir
  10. o meu eu comprei pelo mercado livre,foi tudo tranquilo

    ResponderExcluir
  11. dae mauricio blz??
    entao tem como vc me passar onde vc compro esses model kits.
    tenhu um primo no japao sera q fica mais barato pedir para manda?
    q ferramentas usar?? essas coisa que um principiante como eu tem q aprender kkk..
    me responda por email?
    thiagotago@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Barão.

    Estou com uma dúvida em relação à esses Model Kits do Gundam, tô querendo muito adquirir um. Através do Mercado Livre mesmo, que é um método que eu acho relativamente tranquilo. Bom, vou direto à minha dúvida; nesses modelos 1/100 do Gundam, é necessário pintar ou utilizar cola? Porque eu não ligo de montar nem nada, mas se tiver esse trabalho artesanal de pintar e colar tô perdida porque sou péssima nisso. Além de que não gostaria de ter todo esse trabalho. Têm como você me tirar essa dúvida? Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  13. Olá Dani.

    Nenhum kit GunPla BB (ou SD), FG, HG, RG, MG e PG da Bandai precisam de cola. Todas as peças são encaixadas.

    Sobre pintura, eles são feitos para customização. Porém, os novos são aceitáveis sem pintura mesmo, principalmente os MGs.

    Dá uma olhada nas fotos da minha coleção (os links estão na postagem acima). Nenhum deles foi pintado e nem apliquei os decalques.

    Estão todos "cru", só montados.

    ResponderExcluir
  14. Opa, obrigada pela resposta Barão. Só gostaria de tirar mais uma dúvida com você se possível. Na hora de retirar as peças das grades e de certa forma "tratá-las" é "necessário" um kit básico de ferramentas, como uma alicate de ponta fina ou estilete para o corte rente da peça, uma lima ou lixa de unha, para reparar as rebarbas que enventualmente possam aparecer e etc... Coloquei aspas no "necessário" porque se a pessoa não for muito exigente pode fazer isso com um estilete escolar mesmo, a minha dúvida é se você sabe onde eu posso encontrar um kit de ferramentas básico desses? Pois a Marker já achei um local que a vende na internet, a ZAKUSHOP. Mais uma vez obrigada pela atenção. Ah, recomendo o blog Gundamania eles têm boas informações sobre a prática deste hobby assim como aqui.

    ResponderExcluir
  15. Dani,

    Eu uso apenas um estilete convencional e um alicate de corte reto.

    Não gosto de usar lixa porque ele deixa marcas, mesmo quando usado direito. Ele serve mais para quando você pinta os modelos.

    O estilete você acha em qualquer lugar.

    Já o alicate, é fácil de achá-lo em lojas de plastimodelismo.

    Se preferir, procure por alicate de corte reto no Mercado Livre que também acha.

    ResponderExcluir
  16. olá barão, finalmente consegui o cartão de crédito internaçional. entrei no site indicado e me informei sobre todas as dúvidas possiveis mas, uma ainda perdura; o produto vai ser enviado ao Brasil e daí? Ele chega até a minha casa, ou terei que contratar um serviço de transportes, ou correio, ou terei que retirar esse produto em um lugar espeçifico?
    desde já agradeço.
    gerson.arnold@uol.com.br

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde barão,ja venho lendo este artigo sobre gunplas a algum tempo,no momento tenho um gundam wing 01 ver ka 1/100 MG e um Destiny Gundam 1/144 HG,estive observando por muito 1 site q vc indicou especializado em vendas desses kits no Japão,pelo q vi sai bem mais barato a compra,porém minha dúvida é como faço cadastro nele e se as taxas de envio n poderiam ocasionar num valor tao alto quanto se eu comprasse por aqui no Brasil mesmo!Obrigado e Parabéns pelas dicas!

    ResponderExcluir
  18. Olá Barão, gostaria que pudesse me recomendar um bom site para comprar online um Model Kit a um preço razoável(já pesquisei na internet, em especial no mercado livre vários, e a maioria deles estão a preço acessível a medida do possível pra quem pelo menos tenha economias guardadas), e também se você puder poderia me dizer se em alguma loja no bairro da liberdade eu poderia achar algum Gundam de tamanho 1/100, é que eu tenho um pouco de medo de na internet pegar algum vendedor caloteiro, ou do preço do frete estar salgado demais, ou de alguma peça chegar com defeito, e coisas do tipo.Aqui está o meu E-mail:

    A.Iunes23@gmail.com
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  19. Olá Barão.
    Em primeiro lugar, gostaria de agradecer pelos esclarecimentos disponibilizados em seu blog. Gostaria de um esclarecimento. Vc disse que já utilizou o site da Hobby Link Japan para comprar Gundan. O serviço SAL é o mais barato, contudo é seguro também? vc o utiliza?
    Obrigado,
    Alex

    ResponderExcluir
  20. Sempre utilizo o serviço SAL justamente por ser mais barato.

    Não tem erro não, pode usar tranquilo. Ele oferece até rastreamento internacional.

    O problema é que normalmente demora de 20 a 40 dias para chegar.

    ResponderExcluir
  21. Ola Barão ja dei uma olha no site da hobbylink e tenho uma duvida,eu gosto da linha (HG) dos kits por quanto sai em media só o preço do kit e se a pessoa comprar mais de 1 kit paga algum tipo de imposto ao chegar no brasil?
    Obrigado,ABS.

    Me responde se for possível nesse e-mail---->pedro_kinjutsu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, amigo.
    Eu tambem compro gunpla em varios sites como amiami e HLJ, e minha duvida é se vc já foi taxado pela alfandega comprando modelos MG e quais sites voce mais compra. Algumas outras dúvidas: onde vc compra tintas para pintar seus modelos? qual tipop de tinta vc compra e qual o preço medio? Qual lixa vc nos seus modelos antes de pintar? Obrigado.

    e-mail: nickbs.08@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Assim como os colegas q já postaram aqui, gostaria de saber indicações de sites onde posso adquirir tais modelos.
    Meu e-mail é secmvd@gmail.com
    Att,

    ResponderExcluir
  24. Oi meu nome é André, gostaria de saber se é preciso lixar e pintar os modelos 1/60. Comprei um 1/60 Perfect Grade Skygrasper que ainda nao chegou, mas estou preocupado de fazer alguma cagada. Ja montei kits revell antes.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  25. Analisando friamente, os RGs, HGs, MGs e PGs não precisam ser pintados. Todos ficam bem apenas montados.

    Porém, tem muita gente que gosta de pintar ou detalhar por hobby de plastimodelismo, mas é algo pessoal.

    ResponderExcluir
  26. Olá meu caro. Adorei o post e to muito afim de começar uma coleção de Gundams. Fui dando uma olhada no HobbyLink Japan e queria saber se existe alguma taxa a ser paga fora o valor do produto e do frete. Se existe, isso acrescenta muito no valor final? E tbm se o pacote é entregue em casa ou deve-se buscar em algum lugar. Se puder me esclarecer sobre toda a "burocracia" da compra fico muitissimo agradecido. E fora esse site vc teria mais alguma outra loja pra indicar?

    Se possivel me responde por email: rafaluzio@yahoo.com.br

    Valeu! Abraços!!

    ResponderExcluir
  27. barão, tenho dois modelos gundam comprados pelo ebay e foi tranquilo. Mas queria saber se eu comprando no hobby link japan (que é realmente o site com gundams mais baratos) os impostos da receita federal e o Icms serão cobrado?

    ResponderExcluir
  28. Não, não existe nenhuma taxa extra na compra. Apenas o valor do item e do frete.

    A única coisa a mais que poderá pagar é a taxa de conversão da moeda de compra (dólar, euro, iem, etc) por Real. É pouca coisa. Se não me engano, se pagar pelo Pay-Pal essa taxa dará entre R$ 3,80 a R$ 5,00. É pouca coisa.

    Outra coisa é quando é realizada é a cobrança de IOF. Acho que é 5% do valor total, não tenho certeza.

    Como compro itens baratos, acabo pagando uns R$ 15,00 a mais no máximo.

    Sobre a entrega, podem ficar tranquilos, o correios entrega no seu endereço como se fosse um sedex.

    Porém, cuidado com o valor total. Não pode passar de U$ 50,00. Do contrário, será taxado pela policia federal em 60% (ou mais) do valor e ai pode sair caro.

    Nesse caso, você será obrigado a retirar o item em uma agência de correio próximo de sua casa e pagar a bendita taxa.

    ResponderExcluir
  29. Uma correção, o Jumbo Grade é maior do que o MegaSize.

    ResponderExcluir
  30. Olá Barão, tudo bem?

    Primeiramente queria dar os parabens pelo conteudo do site....incrivel.

    Agora vamos a minha duvida.

    Teoriacamente não é necessário pintar nenhuma peça, certo?

    Kit é uma opção tbm?

    tenho outra dúvida relacionado ao site http://www.hlj.com.

    se vc puder responder essas perguntas por e-mail, fico agradecido.

    Até mais.

    Att.

    ANdré

    ResponderExcluir
  31. Barao, tudo bem?

    Mto bom o conteudo do site

    GOstaria de tirar algumas dúvidaqs, se possivel responde pelo meu e-mail?

    ahtmoreno@gmail.com

    As duvidaqs são referentes as montagens e principalmente do site http://www.hlj.com

    No aguardo.

    Att

    André

    ResponderExcluir
  32. André,

    Estou respondendo por e-mail.

    ResponderExcluir
  33. mas como vc compra com valores abaixo de U$50? se a maioria dos modelos e a mais que isso?

    ResponderExcluir
  34. Allanmau, você está bem enganado.

    A maioria dos MGs custam menos de U$ 40,00.

    Se falarmos de RGs, HGs ou SDs, o valor é menor ainda.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.