Header Ads

Storsjöodjuret - O grande monstro do lago

Postado: em casa
Estado: desejando um celular G3 para conectar na internet
Lendo: Vittorio, o Vampiro (Anne Rice)
Jogando: Metroid Prime 3 Corruption (Nintendo Wii)

Quase todo mundo deve conhecer a história do Monstro do Lago Ness. Lendas como essa são muito comuns no mundo, pois os humanos passam mais tempo se matando do que conhecendo o lugar onde moram.

Justamente por ter lugares que ainda não foram explorados completamente é que histórias de coisas inexplicáveis florescem aos montes.

Existe até uma ciência que estuda essas histórias, a criptozoologia.

Uma dessas histórias é sobre o Storsjöodjuret (que significa "grande monstro do lago Storsjön"), uma criatura que vive no lago Storsjön, na Suécia.

Ele tem uma origem muito curiosa, baseada em uma lenda:

Muitas eras no passado, dois trolls chamados Jata and Kata, acamparam nas margens do lago para destilar uma mistura mágica em um grande caldeirão. Eles ficaram ali, mexendo e fervendo aquela mistura por vários anos.

Um dia, eles escutaram um gemido que veio de dentro do caldeirão que estava no fogo. Antes que pudessem ver o que era, uma serpente preta com cabeça de gato pulou do caldeirão e fugiu para o lago.

A serpente passou a dominar livremente o lago, passando a crescer sem parar, até ficar gigante.

A primeira evidência dessa lenda é uma anotação feita em 1635.

Além disso, em outra cidade, ao norte dessa região, também há uma pedra, ainda mais antiga, com um desenho de uma cruz com serpente, toda ornamentada com runas.

Essa pedra alimenta uma lenda local em que outros lagos teriam criaturas parecidas.

Assim como a história de Nessie (como é chamado carinhosamente o monstro do lago escocês), o lago possui algumas características geológicas que favorecem a lenda: o lago é imenso, suas águas são profundas e geladas.

O site Storsjoodjuret.com tem uma ilustração do lago com detalhes.

Mas agora, vamos ao que interessa. Em agosto de 2008, uma equipe de estudantes fez um trabalho intenso no lago para descobrir se o bicho existe mesmo.

Pelo visto, eles conseguiram encontrar alguma coisa mesmo. O vídeo ficou muito famoso na internet, apesar da maioria das pessoas confundir com a Nessie.

No dia 23/12/2008, a rede sueca NBC fez um documentário sobre o bicho e o vídeo que supostamente vê a serpente.

No site Storsjoodjur.nu, é possível assistir o vídeo que os estudantes fizeram (o primeiro e menor vídeo) e o documentário (o grande vídeo logo abaixo).

Mas apenas dá para assistir os dois na versão sueca. Se mudar o idioma para o inglês, o vídeo do documentário não é exibido.

Tentei colocar os vídeos direto aqui, mas não deu, eles estão usando classes para exibí-los.

Assisti aos vídeos (e todos os outros que tem no site) e não me impressionei muito. Não dá para dizer se é real ou montagem.

Se for real, o bicho provavelmente deve ser uma espécie de ser abissal que vive no fundo do lago, o que explicaria porque ele é tão difícil de encontrar.

Pessoalmente eu não acho nada. Sinceramente, acho que se trata apenas de uma cobra ou duas nadando no lago.

Mesmo assim achei interessante, pois havia visto um documentário no Discovery Channel sobre um ser que aparece no lago Champlain (EUA), que tem a mesma aparência do Storsjöodjuret.

... vai saber.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.