Header Ads

Ache a Bolinha

Postado: em casa
Estado: desejando um celular G3 para conectar na internet
Escutando: Rush - Far cry mlu
Lendo: Vittorio, o Vampiro (Anne Rice)
Jogando: Metroid Prime 3 Corruption (Nintendo Wii)

Ache a BolinhaEm novembro de 2008, encontrei no Orkut um PDF do livro Nintendo Wii Flash Game Creators Guide que, como o título já declara, promete ensinar como fazer jogos no Flash para o Nintendo Wii.

Nem preciso dizer que fiquei super animado com a descoberta. Logo no dia seguinte, já comecei a ler o livro (que é todo em inglês) para ver como isso era possível.

Porém, o livro não é tudo isso. Na verdade, ele ensina a fazer jogos bem simples para rodar com o Internet Channel do Wii. Traduzindo: não passa de jogos normais rodando pela internet.

O problema é que, para se ter o Internet Channel, você tem que gastar uns 500 Wii Points, que são adquiridos ao comprar cartões específicos para o console. Tem um esquema gratuito, mas ainda não tentei.

Dizem na internet que tem uma gambiarra por meio do Homebrew Channel que faz funcionar, mas isso é outra história.

Apesar de ter sido brochante, resolvi fazer todos os exercícios do livro. Os jogos propostos são muito simples, conseguiria fazê-los facilmente. Mas acredito que, mesmo assim, pode ter algo de interessante para se aprender, seja uma técnica ou dica.

Todo conhecimento adquirido nunca é em vão, sempre há algo de novo para se ver.

Hoje, publiquei no DeviantART o primeiro exercício do livro: um jogo bestinha em que se deve achar uma bolinha amarela no escuro. É bem basiquinho mesmo, me lembrou um dos jogos do Big Brain Academy do Wii.

Claro, já que o jogo era besta, tinha como obrigação de ir além do que o exercício propunha. Por isso, melhorei a interface e adicionei algumas animações para deixar mais interessante a interatividade.

Mas o jogo era bestinha, então não me dei ao trabalho de ir muito longe. Foram só pequenas alterações.

Alias, isso me inspirou a fazer um hotsite dos meus jogos, usando a interface do Nintendo Wii como base. Não sei... estou sem tempo para nada ultimamente. Talvez eu faça um dia... talvez.

Um comentário:

  1. Salve Barão!!! ^^
    Olha, vc pode ter achado seu joguinho fraco, mas eu fiquei 15 minutos me divertindo com ele, kkkkkkkkkkkkk
    Vou colocar no meu fórum pro povo se divertir também :P

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.