Game design - Utilizando Arrays com duas dimensões
Postado: na M.Cassab
Estado: falta muito para as 17h30 ?
Escutando: Whitesnake - Judgement Day
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Escutando: Whitesnake - Judgement Day
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Como explicado no capítulo anterior, para criarmos o fundo da cena é preciso primeiro montar todo o cenário como um grande quebra-cabeça. Tá, legal, desenhei a cena, decompus a arte em um monte de quadradinho e salvei todas as "pecinhas"... e agora?
Como dizia a vinheta do antigo Rá-Tim-Bum: "senta que lá vem a história".
Com as "peças" separadas, devemos organizar tudo em uma matriz, utilizando Arrays (vetores) com duas dimensões.
Me desculpe, mas se você não sabe o que é uma Arrays, vai continuar sem saber. Na época em que dei aula de Flash na UNIP fiz questão de não ensinar essa matéria porque é complicado mesmo, requer um certo "adestramento". Como havia dito, o propósito desse tutorial não é explica como usar o programa, mas como aplicar o método.
Para os "entendidos", uma Arrays simples não tem segredo:
myArray=["a", "b", "c", "d"];
No código acima temos uma matriz com uma dimensão, dividida em quatro vetores. Se fosse utilizar apenas o vetor com o valor "c", digitaria myArray[2].
Então, digamos que tenha mais de um grupo de vetores. Em alguns casos, seria necessário declarar primeiro as matrizes e depois criar uma outra só para agrupá-las.
a=["a1", "a2", "a3"];
b=["b1", "b2", "b3"];
c=["c1", "c2", "c3"];
myArray=[a, b, c];
Nesse caso, se digitasse apenas myArray[2], meu resultado seria "c1", "c2", "c3".
Se precisasse especificamente do valor "c2", bastaria digitar myArray[2][1], ou seja, primeiro declararia qual o grupo deseja verificar e depois qual vetor.
Isso é uma matriz com duas dimensões. É como uma tabela contendo várias coordenadas, em que indicamos se vamos acessar uma posição específica ou um grupo completo.
Entendendo de outra modo, o código lá de cima também pode ser interpretado dessa forma:
myArray=[
a=["a1", "a2", "a3"],
b=["b1", "b2", "b3"],
c=["c1", "c2", "c3"]
];
Só que não faz sentido utilizar uma matriz dentro da outra, pois posso usar várias posições dentro de uma única matriz. Pensando desse modo, seria mais inteligente declarar a matriz assim:
myArray=[
["a1", "a2", "a3"],
["b1", "b2", "b3"],
["c1", "c2", "c3"]
];
Ficou mais organizado né. Mas você percebe que os valores com o final "1" estão na mesma coluna e os valores com o início "b" estão na mesma linha?
Lembra que dividimos nossa cena em quadradinhos, como um grande tabuleiro? Se reparar bem, perceberá que a cena, na verdade, foi dividida por linhas e colunas. Em nosso caso, utilizaremos esse tipo de matriz para indicar qual linha e qual coluna ficará a "pecinha" desejada.
O trabalho que você terá é brincar de "batalha naval", indicando a posição do elemento gráfico por linha e coluna.
Se quiser, volte ao índice para ver a lista completa do conteúdo.
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gostei muito da tradução! ela tá bem fácil de ser compreendida.
ResponderExcluir...vou ficar esperando ansiosamente as novas traduções ^^
[]s!