Webdesign e a proteção ambiental
Postado: na M.Cassab
Estado: com os "zóios" miúdos por causa da rinite
Escutando: Lobão - Pra Onde Você Vai (acústico)
Estado: com os "zóios" miúdos por causa da rinite
Escutando: Lobão - Pra Onde Você Vai (acústico)
No começo desse ano, caiu na internet um comentário sobre a economia de energia que seria se o Google apenas mudasse a cor do fundo de seu site para preto.
Segundo o blog Undergoogle, a tela do Google, com fundo preto, poderia economizar 3.000 Megawatts por ano, ou seja, 540 mil reais por ano.
A cor preta necessita de menos energia para ser reproduzida pelo o monitor. Além de consumir menos energia elétrica, ele também duraria mais... Faz sentido!
Estou com isso na cabeça desde o dia em que li esse artigo.
Faz muito tempo que parei de fazer sites com o fundo preto por uma questão de criatividade. É muito fácil se criar um layout agradável (ou aceitável) com o fundo preto, o difícil é fazer isso com o fundo branco. Por causa disso, passei a criar sites com fundo branco como desafio pessoal.
Agora, lendo isso, vejo que existe um aspecto em que "nós", webdesigners, também podemos interferir na proteção ambiental, ajudando a contribuir com medidas econômicas (voltando a época do Unix, com tela preta e caracteres verdes) ou com o desperdício (abusando de efeitos pirotécnicos que fazem os site demorarem uns 17 minutos para carregar).
É um assunto interessante para se debater em uma discussão sobre projetos ambientais ou criação.
Ainda não tenho uma opinião formada sobre o assunto, mas é algo para se pensar no banheiro.
Porém, é um ótimo argumento para bater de frente com um professor na aula de Ergonomia.
É simples, crie um site sobre um projeto ambiental com o fundo preto e apresente para ele. Provavelmente dirá que não está bom, pois o fundo preto agride a vista e gera desconforto (um fato que está correto). Então, você rebate repetindo toda essa baboseira que leu até agora.
É, realmente... é o tipo de discussão que leva ninguém a lugar algum.
Será que essa história é real? Quer dizer, a gente sabe o quanto de besteiras as pessoas colocam na internet... mas será que tem algum estudo científico que prove isso e tal? Porque, se a gente for pensar com consciência, é um coisa realmente interessante de se fazer! Investir na divulgação dessa idéia... economia, independente se é de grana ou de recursos naturais é realmente importante pros nossos pulmões daqui alguns anos....... e pros pulmões dos nossos pirralhos...
ResponderExcluirSim, existe um estudo científico sobre o assunto.
ResponderExcluirAlias, é exatamente por causa disso que todo sistema operacional tem a opção de desligar ou reduzir a energia do monitor quando não se usa por mais de 5 minutos.
Em algumas empresas, são feitas ações de contenção de despesas, em que orientam os funcionários a desligar o monitor quando saírem da sala ou na hora do almoço.
Isso é algo que sempre faço, se vou sair, desligo o monitor. Assim economizo energia e conservo mais o tubo dele.
Agora, sobre alterar de cor de fundo para economizar energia... acho isso um pouco relativo.