Header Ads

Tile based games

Postado: na M.Cassab
Estado: falta muito para as 17h30 ?
Escutando: DeepPurple - Fireball

Em Abril 2006, bateu uma vontade de fazer um jogo de navinha, no melhor do estilo R-Type e Area 88. Como vivo no fórum ATB, resolvi fazer um jogo sobre os Seekers de Transformers. Cheguei até a fazer um estudo de traço sobre isso na época.

Porém, sempre penso em questões como acessibilidade. O que ia adiantar fazer um super jogo se só dá para acessar precisa de banda larga?

Nem todo mundo tem banda larga ou um computador veloz e isso para mim é muito importante. Quando faço uma coisa é para todo mundo ter acesso, se não deixava hospedado em algum canto e o povo baixava para jogar. Alias, vou fazer isso um dia, mas não é esse o caso ainda.

Por tudo isso, resolvi pesquisar formas inteligentes de programação em ActionScript e arquitetura, para deixar o carregamento dos SWFs o mais rápido possível.

Como na época estava enrolado com outras coisas (e também tinha outros interesses), passei a planejar o jogo, mas sem produzir nada.

Agora, estou aproveitando que tenho menos aulas na UNIP e, desde semana passada, venho pesquisando um pouco sobre desenvolvimento de jogos.

Olhando meu pequeno acervo de links, achei um tutorial muito legal que o Matheus Prestes publicou no fórum iMasters sobre Movimentação de um Game em flash 8.

Durante seu tutorial, ele explica que consultou um outro site chamado Tile based games para resolver um problema e fui dar uma olhada. O é realmente fantástico!

Tile based games

O site foi desenvolvido por cara chamado Tony. Não consegui descobri o que ele faz da vida, mas ficou bem claro que entende muito de Flash. Além da seção sobre jogos, também há uma outra sobre desenho vetorial muito boa.

Tentei encontrar algo sobre ele, mas não achei nada. Porém, encontrei uma comunidade com um monte de tutorial dele.

Fiquei muito impressionado com o conteúdo da seção sobre jogos, tem tudo sobre desenvolvimento pelo método Tiles, em que dividimos a tela por áreas (como um tabuleiro de xadrez) e aplicamos para cada espaço uma imagem diferente, construindo todo o jogo como um imenso quebra-cabeça.

Esse é o modo clássico de desenvolvimento, elaborado na época do Atari. Hoje existem diversos métodos mais modernos, mas esse método ainda é muito utilizado para economizar processamento de memória.

Como vivemos em um país capitalista e subdesenvolvido, ninguém se interessa em produzir esse tipo de material porque é muito específico, não é qualquer um que se interessa.

As grandes editoras estão mais interessado naquilo que vende fácil e em grande quantidade. Isso é algo que sempre me irritou. Faz um bom tempo que venho planejando escrever um livro sobre o assunto.

O conteúdo desse site tem tudo o que levei um bom tempo para pesquisar, tudo em um único lugar. Pena que está inglês.

Por isso, entrei em contato com o Tony por e-mail, pedindo autorização para traduzir o conteúdo do site e disponibilizar na internet. O legal é que ele me respondeu rapidinho (o cara é super gente boa) permitindo que traduzisse seu material!

Não pretendo criar um site com o conteúdo pois acho algo muito fechado. Por isso, vou publicar aqui no blog. Assim, as pessoas podem acessar a vontade e fazer a critica que quiserem, falando bem ou mal.

Para acessar todo o conteúdo do tutorial, cutuKaqui.

Um comentário:

  1. sua idéia de traduzir aquele conteúdo é excelente, qdo vi aquele site fiquei admirado com a simplicidade e eficiencia de cada swf...

    nessas férias eu pretendo estudar o máximo possivel sobre tiles e AS, e desenvolver algum jogo ^^


    ...se quiser trocar alguma idéia sobre o assunto, me add no msn: toreti@gmail.com


    []s!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.