Header Ads

A difícil vida de um designer

Postado: na M.Cassab
Estado: falta muito para as 17h30 ?
Escutando: Whitesnake - Slow An' Easy

Se você é ou já foi desenhista, com certeza já deve ter escutado isso enquanto trabalhava: "legal, você desenha, mas quando vai arrumar um emprego de verdade ?"

Esse é o perfil de um artista no Brasil. Não importa o segmento em que atua (artes, dança, música, mídia, etc), o artista sempre é menosprezado no mercado.

Nossa profissão é muito ingrata. Criamos soluções por osmoze (pois temos que ter bola de cristal para advinha o que não nos pedem direito), ralamos para tentar entregar no prazo e com a melhor qualidade possível (pois somos chatos e gostamos de coisas bem feitas) e recebemos pouco por isso.

As pessoas não entendem que, para fazer o que fazemos, é preciso conhecer uma infinidade de coisas. Física, química, psicologia, engenharia e até letras. Duvido que exista uma profissão em que é preciso ser especialista em tantas áreas ao mesmo tempo.

Tenho alguns amigos que conseguem viver relativamente bem assim, mas a correria do dia-a-dia deles é impressionante, praticamente não dormem. Um deles está até com depressão. Outros tentaram, mas não conseguiram viver da arte e acabaram mudando de ramo.

Faz muito tempo que estou no ramo e já estou de saco cheio de receber pouco por tanta encheção de saco. Está na hora de dar um novo rumo para minha vida.

Me sinto um "caído". Primeiro, foi ter tirado um diploma sem nunca ter acreditado. Depois, ter trabalhado em uma corporação com terno e gravata; Então veio a progração... consegue entender o que é ter que programar para um desenhista ?

Este ano é o ano da virada. Estou casado e não tenho mais tempo a perder. Passei a vida toda ralando, tentando ser o melhor. Agora, chegou a hora de viver um pouco.

Já tomei a decisão e vou mudar de área também. Estou realizando umas pesquisas e provavelmente farei um treinamento em Banco de Dados Oracle e uma certificação OCA. Já que é para programar, então vou ganhar para isso... e não vai ser pouco.

Felizmente, estou dando aula na UNIP de desgin impresso e digital. Dessa forma, continuarem revendo aquilo que gosto e contribuindo para que outras pessoas possam ter uma formação com mais conteúdo. O mercado precisa mais de artistas, não de micreiros.

Mas não desistirei da arte. Isso nunca, minha sanidade depende disso. Sempre continuarei desenhando, fazendo animações e jogos. Só que agora será para mim e para para meus amigos.

Sem dizer que agora tenho o blog também para brincar um pouco. Se tudo correr bem, já posso pensar em tirar meus rascunhos da gaveta e publicar alguns livros.

2 comentários:

  1. Então você TEM que ler estas tiras, tem tudo a ver:
    http://deathsign.cafeinado.com/

    Abraços! :)

    ResponderExcluir
  2. Putz... nem lembrava desse site.

    Cheguei a acompanh�-lo nas 10 primeiras hist�rias. Depois, nunca mais acessei.

    Ele reflete exatamente o nosso tormento.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.