Header Ads

GaoGao Shin Musha

Mais ou menos em maio de 2012, estava decidido a experimentar um modelo pirata de Gunpla e revolvi comprar o Shin Musha da GaoGa.

GaoGao Shin Musha

Nessa época, ainda não tinha comprado o SD Epyon e nem o SD Wing Angel EW, por isso não conhecia bem a qualidade desses produtos.

Já havia comprado o HWS Nu Gundoom da Model Comprehend e tinha percebido que era exagero aquela história toda da falta de qualidade.

Escolhi o Shin Musha por um motivo bem simples: é um dos "monstrengos" que ainda pretendo comprar na versão Master Grade. Digo "ainda", porque duvido muito que a Bandai os lance na versão Real Grade, mas se lançarem eu desisto dos MGs fácil.

Os chamo carinhosamente de "monstrengos" porque, além de caros, o tamanho e peso da caixa deles é um absurdo. A cubagem é tão grande que o envio para o Brasil fica o mesmo valor do produto (ou mais).

No final das contas, eles podem acabar custando uns U$ 120,00 no total. Com esse valor somado com o tamanho da caixa, é taxação na certa.

O site que havia comprado (que não existe mais) estava vendendo por módigos U$ 39,90 com frete grátis para o Brasil. É mais barato que o original e sem o adicional do envio. Não tem como não ficar tentado.

Bem, vamos ao que interessa. Não se esqueça de que, além desta análise, você poderá ver 79 fotos com mais detalhes e comentários no meu álbum.

GaoGao Shin Musha
Índice

Em 1982, era publicado um manga chamado Plamo-Kyoshiro com vários robôs de formatos estranhos.

Um desses robôs era um Gundam com uma armadura no estilo do samurai feudal japonês chamado Musha Gundam. (também vou falar melhor sobre ele quando fizer a análise do Legend BB Musha Gundam). Por causa do seu visual, acabou ficando muito famoso, ganhando uma série própria, brinquedos e tudo aquilo mais.

Musha Gundam

Em 2007, a Namco Bandai resolve lançar para o PS2 um jogo chamado Gundam Musou (no EUA se chamou Dynasty Warriors: Gundam).

Durante o jogo, era possível jogar com os MSs mais famosos, mas existiam alguns especiais, como Shin Musha Gundam, uma versão exclusiva do antigo samurai, com um visual mais mecânico e agressivo.

Shin Musha Gundam

No jogo, ele tem uma história bem estranha e diferente do original. Um planeta misterioso aparece perto da Terra. Depois de você vencer muitos combates, Shin Musha Gundam desperta e ameaça destruir a Terra.

Sobre a GaoGao

A GaoGao (também conhecida simplesmente como GG) foi uma das primeiras empresas chinesas a produzirem cópias piratas dos Gunpla.

Logo da GaoGao

Ela é uma empresa que presta serviços para a própria Bandai e para a Motorola, fabricando o original e produzindo os piratas com um custo muito inferior.

Pesquisando na internet, descobri que ela faz parte do mesmo grupo da TT Hongli e Deere Model, sendo que seu foco é apenas produzir os Master Grade.

Essa história de pirataria dos chineses é bem interessante. Pelo que entendi, o equipamento, recursos e estrutura é deles. A Bandai meio que "aluga" sua produção para fabricar seus produtos. Depois de entregar o serviço, eles tentam reproduzir o molde que é devolvido para a Bandai.

Vendo algumas fotos na internet, parece que os primeiros piratas realmente eram problemáticos, mas eles foram aprendendo com o tempo.

Sobre a qualidade

O suporte (papel) da embalagem é bem rustico e mais poroso do que o normalmente utilizado pela Bandai, mas achei que a gramatura é mais alta (mais grosso). A impressão é porca. Estou convicto de que isso foi feito em uma jato de tinta ou algo ainda mais em conta.

Lateral da embalagem

Por falar em embalagem, note que o nome dele é Shin Musha. Obviamente, não colocaram o nome completo para evitar problemas judiciais de direitos.

O manual também é bem porcão. A qualidade gráfica é sofrida, mas seu conteúdo é o mesmo do original. Quer dizer, quase o mesmo, pois a versão da GaoGao, além do texto e chinês, tem a tradução em inglês também, o que já é muito mais do que a Bandai faz.

Manual

Até ai tudo bem, eles precisam cortar o custo em algum lugar para ser mais barato. Estava mesmo era preocupado com as grades.

A versão que comprei é equivalente ao primeiro da Bandai e as peças douradas são pintadas com tinta metalizada. Isso não oferece muito perigo e não me preocupei muito com essa grade. Entretanto, ela veio bem pintadinha, não tenho do que reclamar.

Grade B

Agora, a grade com as peças cromadas foi a primeira que quis dar uma boa olhada, pois essa sim tinha um bom risco de vir zoada. A grade veio perfeitinha e o cromo muito bem aplicado.

Grade N

Quando o montei, passei o estilete na lateral da grade de propósito só para testar a resistência do cromo e não descascou com facilidade. A GaoGao mandou muito bem nessas grades.

Sobre o restante das peças, a qualidade do plastico é inferior mesmo, como esperado. Porém, não muito. Achei a qualidade muito próxima do plástico usado nas peças do MG GP01 Zephyranthes da Bandai.

Para ser franco, fiquei um pouco com receio quando comecei a desprender as peças das grades, mas não vi diferença ao montá-lo. Depois que montei, coloquei ao lado dos outros MGs que tenho e não dá para ver a diferença.

Cheguei a aplicar os adesivos metalizados e não gostei muito. A qualidade do papel não é boa e ele é grosso demais.

Adesivos metalizados

Acabei esquecendo de aplicar os adesivos translúcidos. Como não aplico nem os decalques da Bandai, simplesmente ignorei os da GaoGao (que têm fama de podres) e os outros adesivos ficaram juntos.

No final das contes, não fizeram muita falta.

Montagem do kit

Tomei logo um susto de cara quando comecei a tirar as grades dos plásticos: caiu um saquinho com dois parafusos e porcas do meio das peças. Realmente não estava esperando por isso. Fazia muito tempo que não via um kit da Bandai com isso.

Parafusos

No MG Aile Strike Gundam que tive (já vendi), era preciso usar parafusos nos ombros para sustentar os braços e achei que serviam para a mesma coisa, mas dei uma olhada rápida no manual e não consegui encontrar para que serviam.

Como não era algo realmente importante, deixei de lado, pois ia acabar descobrindo para que serviam.

Para montar, usei minhas ferramentas básicas de sempre:

Ferramentas

  • Alicate de corte reto para cortar as peças das grades;
  • Estilete para estragar refilar as peças;
  • Palito de Laranjeira para aplicar os adesivos;
  • Pinça para remover e aplicar os adesivos.

Não costumo lixar, pintar e tudo aquilo que o povo gosta de fazer. Nem tenho tempo e saco para isso. Só monto o kit e fica muito bom.

Separando as grades, tive outra surpresa que tive com esse trambolho. Na hora, não me liguei do que se tratava.

Grade J

Só durante a montagem foi que percebi que era um grade com dupla camada de injeção. Era exatamente a precursora da Advanced Joint dos RGs. Incrível!

Advanced Joint

Não fazia ideia de que esse modelo tinha tal tecnologia. Dei uma pesquisada na internet e descobri no blog do Ngee Khiong que a maior parte das grades dele são do MG Gundam Ver. OYW, um modelo lançado em 2007.

É estranho a Bandai ter demorado até 2010 para lançarem as Advanced Joint com os RGs. É mais estranho ainda o povo ter ficado tão surpreso com essa tecnologia se já existia antes... enfim.

De qualquer forma, é preciso ter um pouco de cuidado ao preparar essa parte para montagem. Além de ter articulações bem pequenas, os pistões são muito duros e tem que ter calma ao soltá-los, pois elas estão muito presos.

Grade J

Enquanto montava a perna, descobri que os parafusos serviam para fixar o joelho. Achei isso bastante estranho, pois não entendi para quê ele precisava de sustentação reforçada nas pernas.

Montagem da perna

O restante da montagem foi relativamente tranquilo. Não tive problemas com encaixes ou pinos mal feitos. Neste ponto, o molde da GaoGao está perfeito.

Porém, tive um pouco de dor-de-cabeça ao montar o Sode [?], que é dividido em três partes, com duas peças douradas entrelaçadas na laterias junto com duas pequenas peças pretas.

Sode

O problema é que nem as peças douradas e nem as peças pretas encaixam direito. O fato de ser um pirata não tem nada a ver com isso e a culpa não é da GaoGao.

Fica bem nítido que é um problema estrutural no molde original da Bandai, pois a forma como essas peças se encaixam é ridícula, não tem como ter pressão. Essa foi a única parte que fiquei muito tentado a dar um pingo de cola branca para segurar.

Depois que terminei de montar, sobrou uma penca de peças que eram do MG Gundam Ver. OYW.

Peças sobrando

Agora, a grande sacanagem da Bandai foi ter deixado todas as peças da Hyper Hammer e não ter colocado a correntinha para ficar completo. Eu acho isso é uma puta falta de sacanagem.

Hyper Hammer

Sobre o Shin Musha

Já tinha o RG Gundam bem antes de tê-lo comprado e fiquei muito surpreso depois montei seu Inner Frame. Ele é incrivelmente detalhado e articulado.

Inner Frame

É uma pena não ter vindo com a peça o capo do Core Fighter como no MG Gundam Ver. OYW. Tem espaço para peça sem problemas, mesmo porque, toda a armadura e baseada na estrutura do MG Gundam Ver. OYW. Teria ficado bem legal.

Core Fighter do Shin Musha Core Fighter do Gundam Ver. OYW

Uma coisa que dá muita dó de montá-lo é a quantidade de detalhe que fia escondido por baixo da armadura. Além dos detalhes entalhados nas próprias peças, ainda existem as engrenagens que se movem ao mexer e nada disso fica visível.

Engrenagens na coxa

Depois que montei o SD Epyon, imagino como ficaria legal comprar outro kit com as peças da armadura translúcida para deixar exposto, de forma sutil, parte desses detalhes.

É uma pena a Bandai não ter lançado esse modelo na série MG Special Clear Armor Parts.

Ele tem dois pares de mãos. A padrão, com o dedão e o indicador articulados independentes e o demais juntos. No centro da palma, tem um pino em diagonal para fixar as armas, mas já adianto que não funciona.

Mão articulada

O segundo par extra de mãos é muito interessante. O dedão e metade da mão ficam fixos no punho, enquanto a outra metade e os dedos ficam encaixados no centro.

Mão extra

É uma forma muito inteligente de abrir a mão para encaixar algo sem ter que desmontar nada no processo.

O resultado final é muito louco. A armadura estilizada ficou muito legal. Infelizmente, ela atrapalha muito as articulações e a movimentação fica comprometida.

Completamente montado

O legal mesmo são suas armas com o estilo feudal japonês: a Denkoumaru Naginata (lança), o Sankoumaru Jumonji Yari (tridente) e o Tanegashima Gun.

Denkoumaru Naginata Sankoumaru Jumonji Yari Tanegashima Gun

Só que o mais legal mesmo é a katana, completamente funcional com bainha e tudo. De longe, é o item mais bonito neste modelo.

katana

A Bandai mandou muito bem ter lançado as lâminas das armas com peças cromadas.

Conclusão

Na verdade, queria mesmo era o Shin Musha Sengoku No Jin (sim, a GaoGao também tem um pirata desse). Como já tinha perdido a venda dele uma vez, achei melhor comprar a versão simples mesmo.

Tudo bem que as peças são mais brilhantes (polidas) e a peças douradas serem cromadas ao invés de metalizadas, mas isso nem fazia muita diferença. Para falar a verdade, queria ter o outro mais por vaidade mesmo, porque ele tem o palco (sei lá se esse é o melhor nome) e os apoios para as armas.

Como estou com problemas de espaço, no final das contas, não me arrependo e gostei muito dele.

Segundo o blog DuelMasterNG Gunpla, o modelo da GaoGao está 90% igual ao original.

Nunca peguei o original para comparar, mas esse modelo da GaoGao está muito bom mesmo. Diria que é comletamente compatível com os MGs originais da época do MG GP01 Zephyranthes.

Levando em consideração o preço do original da Bandai, acredito que valeu muito a pena comprá-lo.

Postado: na Indumed
Bebendo: café
Jogando: Batman: Arkham Asylum (PS3)
Lendo: Peanuts Completo: 1959-1960 (Vol. 5)
Montando: SRW 1/144 WildRaubtier
Tecnologia do Blogger.