Header Ads

Silver Castle SD Epyon

No meio do ano, começaram a aparecer fotos de um SD Epyon muito diferente do produzido pela Bandai. O modelo era mais detalhado e bonito, mas o que chamava mais atenção era o fato de ter um inner frame, algo inédito em um SD até agora.

Foi exatamente por causa dele, e de outros produtos da Guniki que não vêem ao caso agora, que comecei a procurar outras lojas e vendedores na China para comprar esses itens que não vendem em nenhum lugar.

Além desta análise, você poderá ver 89 fotos com mais detalhes e comentários no meu álbum.

SD Epyon
Índice

O Gundam Epyon foi um Mobile Armor que apareceu quase no final da série Gundam Wing de 1995.

Gundam Epyon

Ele foi desenvolvido com base no Wing Gundam Zero. Enquanto este usava armas de longo alcance o Epyon utilizava armas de curto alcance. Chegou a ser pilotado por Heero Yuy e mais tarde por Zechs Merquise.

Na época, a Bandai chegou a lançar duas versões HG na escala 1/144 (uma sem Zechs e outra com), uma versão HG 1/100 e um SD, todos tosquicimos. Somente em 2011 foi que lançaram um MG respeitável.

Sobre a Silver Castle

Depois de muito fuçar na internet, descobri que esse item estava sendo produzido por uma empresa chinesa sempre eles chamada Silver Castle.

Logo Silver Castle

Infelizmente, não descobri muita coisa sobre ela. Na verdade, nem esperava achar muita coisa mesmo, pois uma empresa que fabrica "piratas" não pode se dar ao luxo de fazer propaganda.

Os itens relacionados no site Smile Gunpla, os Ryuso Ryubi são os mesmos da Bandai, mas o Epyon parece ser completamente exclusivo. Pelo menos, não achei nada parecido.

Eles tem duas linhas básicas: os SDs, lanchados em uma chamada SD Battlle Soul Heroes; e uma linha de bases chamada Effect Base.

SD Battlle Soul Heroes Effect Base

Embalagem e itens

Quando o comprei, tive alguns problemas com o vendedor chinês. Além dos Wing Angels EW que o infeliz me enviou repetido, também teve o valor abusivo do envio.

A caixa com os Epyons estava dando um valor muito alto e não estava entendendo. No final das contas, acabei pagando o que o cara queria, pois já tinha dado uma parte.

Quando a encomenda chegou em casa, entendi porque o valor do frente tinha dado tão alto, pois a caixa dele é enorme. Na mesma semana, havia chegado o meu MG Fazz Sentinel (que não faço nem ideia de quando vou conseguir montar), que é uma das maiores caixas da linha, e tirei uma foto para comparar.

Comparando o tamanho das caixas

A caixa do SD Epyon é ridiculamente grande e não faz sentido algum. Quando abri a caixa, percebi que havia mais espaço do que precisava.

Interior da caixa

Provavelmente, eles não tem um bom engenheiro para calcular o espaço necessário dentro da caixa para acomodar as grades sem danificar. Por isso, devem ter deixado espaço de folga.

Isso é algo relativamente comum. As caixas da Model Comprehend e da GaoGao também são assim.

Dentro da caixa vem os pacotes das grades, um poster, manual, adesivos e uma Effect Base.

Itens

O manual é bem estranho, menor do que deveria ser. As instruções não são claras. Dá para montar sem dificuldades, mas fiquei na dúvida em relação a algumas peças e adesivos. Poderiam ter feito maior e detalhado mais a montagem. Típica economia porca.

Manual

Um coisa interessante nele é que as grades com as peças da armadura vem repetida com duas variações de cores: uma bordo fosca e outra translúcida.

Variação da armadura

Isso é algo muito interessante para quem gosta de customizar. Vou comentar mais sobre isso quando falar sobre a montagem.

Sobre a qualidade

Como acontece com o Wing Angels EW, o material gráfico (caixa, manual, poster, adesivos) são bem meia-boca e não dá para esperar muito.

Infelizmente, não chegam ao nível de cuidado da Model Comprehend.

Agora, sobre a qualidade das grades, eu diria que é aceitável. Existem problemas clássicos de refilamento, mas a maior parte dos encaixes funcionam. Só tive problemas com duas peças.

As grades também não passam por um processo de polimento, mas neste caso, isso não é um problema e comentarei sobre isso na montagem.

Por falar em grades, uma coisa que me deixou surpreso foi o fato da maioria das peças serem um bloco inteiro de plástico.

Peças inteiriças

Achei isso fantástico, principalmente em relação as mãos. Não é aquela coisa porca da Bandai de ter as peças ocas.

Mão do Epyon Mão do SD Gundam Mk-II

Montagem do kit

Enquanto o montava, tive várias sensações, variando desde "que merda de molde" até "que molde genial".

A grande verdade, algumas características nele indicam que foi feito para quem já tem alguma experiência em plastimodelismo. Analisando nesse contexto, ele é mesmo ótimo.

Ele tem uma quantidade satisfatória de adesivos, agradando aos menos experientes (ou aos que não tem tempo, assim como eu) que pretendem apenas montá-lo.

Adesivos

Já as pessoas mais experientes que gostam de pintar e personalizar, vão adorar as grades com cores variadas da armadura. É possível montá-lo utilizando as peças foscas, ou as peças translúcidas.

Separei fotos dele nas duas versões publicadas em um fórum para poder comparar melhor.

Peças foscas Peças translúcidas

Montei o meu com as peças translúcidas, pois achei que deram um efeito muito bacana nele. Porém, guardei as outras grades para pintá-las futuramente, pois pintar as translúcidas não ficaria legal.

Durante a montagem, tive alguns problemas. Um foi ao montar o braço do Inner Frame, pois o pino que encaixa no antebraço é maior do que o orifício do encaixe.

Cuidado com o cotovelo

Precisei deixar mais estreito o pino com o estilete para entrar no buraco. O problema é que acabei estreitando demais, deixando a articulação frouxa.

Tome cuidado para não fazer o mesmo, mas se fizer, não se preocupe, pois depois descobri que se concerta ao montar a armadura.

Também tive um problema parecido ao montar a "orelha" do capacete dele.

Peça frouxa do capacete

Tentei resolver com o estilete, mas não teve jeito. Não consegui descobrir o que estava de errado nesse encaixe. Fui obrigado a usar cola.

Ocorreu um problema muito parecido ao colocar as turbinas na Wing Unit. Neste caso, como as peças são pequenas, não quis arriscar e apliquei cola para não perdê-las.

Turbinas na Wing Unit

O último problema que tive foi por causa do manual. Ele não explica direito como montar a "bota" e a peça vermelha que vai por último tem um lado certo para encaixar.

Peça frágil no pé

Só que o maior problema mesmo é que os pinos dessa peça são muito finos. Como apliquei muita força, acabei quebrando e o bendito pino é importante para deixar tudo no lugar. Logo, gastei um pouquinho mais de cola.

Montagem do Inner Frame Montagem da armadura

Para ser honesto, já passei por coisas parecidas ao montar modelos da Bandai. Sendo assim, nada disso é muito grave. Se você já montou outros modelos e não é um ogro, não terá problemas.

Sobre o SD Epyon

A coisa nesse modelo é o Inner frame. PORRA BANDAI, UM INNER FRAME!

Inner Frame

Não me conformo da Bandai nunca ter lançado um modelo com Inner frame. Nem a nova linha Legend BB, que são ditos "comemorativos", chegam perto disso.

Esse modelo vale a pena só por isso.

O Inner frame é muito bem feitinho e funcional. O pessoal que gosta de pintar e personalizar vai adorá-lo.

Como havia dito, montei o meu usando as peças translúcidas e achei que isso deu um toque diferente.

SD Epyon

Não são como os Clear Version da Bandai, que são bem transparentes para mostrar as partes internas.

As peças não um pouco mais opacas, dão apenas uma noção de ter algo por dentro. Achei que isso ficou bem legal.

Infelizmente, como a maioria dos modelos com o visual "pontudo", ele perdeu um bocado de mobilidade quando se monta a armadura. Mesmo assim ele ainda é mais articulado do que muitos, mas não se compara ao Inner frame.

Articulações

Porém, a Wing Unit é perfeitamente articulada. Como queria que o Wing Angels EW fosse assim.

Wing Unit Wing Unit

Uma grande frustração é que na publicidade divulgava a espada em duas cores. Tudo bem, sabia que o modelo das fotos tinha sido pintado, mas tinha esperança de que existisse uma essa peça em PET como a espada extra do Wing Angel EW. Infelizmente, a espada é uma peça única na cor preta.

Publicidade do SD Epyon Beam Sword

Das armas, a Heat Rod é um espetáculo a parte. Muito bem feita e articulada. Se bem que articula o antigo SD da Bandai também tem, só que ele é bem mais feio.

Heat Rod

Assim como Wing Angel EW, ele também se transforma em um Mobile Armor, assumindo a forma de um dragão de duas cabeças.

Mobile Armor Form - Dragon Mode

Ele é até bonito, mas não faz muito sentido na série.

Realmente, ele tem muito em comum com o Wing Angels EW. Alias, foi exatamente por isso que comprei os dois juntos.

Epyon e Wing Angel EW

Além de tudo isso, também tem a Explosive Effect Base que fica bem legal com ele.

Explosive Effect Base Explosive Effect Base

Conclusão

O molde tem lá seus prós e contras, mas é preciso levar em consideração que é um modelo para pessoas com experiência.

Na minha opinião, é um bom modelo, pois fica muito bem sem precisar ser pintado ou personalizado.

Infelizmente, minha experiência em comprar direto com os chineses não foi muito boa e provavelmente esse era o único mais alternativo que terei.

Se for comprar para personalizar, aconselho treinar um pouco e deixar para montá-lo em um dia que estiver bem calmo.

Lembre-se que tenho 89 fotos com mais detalhes e comentários no meu álbum, caso queira ver mais.

Além disso, também tem um tópico no fórum Gundam Brasil para discutir sobre ele.

Postado: em casa
Comendo: bolacha Água-e-Sal
Jogando: Transformers: War for Cybetron (XBox)
Assistindo: Transformers: Prime

Um comentário:

  1. Tava achando estranho não poder comentar no seu blog...

    Muito massa barão. Deu até vontade de ter um! Como costumo pintar partes do inner frame, me parece muito legal esse adicional!

    Muito bom review barão!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.