Header Ads

Super Aventuras (Manga Sekai Mukashi Banashi)

Semana passada foi realmente muito nostálgica. Encontrei um blog comentando sobre com vários desenhos antigos e me lembrei de um que adorava na Manchete chamado Super Aventuras.

Super Aventuras

Produzido no Japão com o nome de Manga Sekai Mukashi Banashi (まんが世界昔ばなし) entre 1976 e 1979, foi exibido no Brasil na década de 80 pela Rede Manchete no programa Clube da Criança, na época em que a Xuxa apresentava.

Um tempo atrás, achei a abertura brasileira dele no Youtube e me emocionei muito assistindo.

Não só pela nostalgia, isso também conta, era mais pela lembrança marcantes das histórias que eram muito tristes.

A desgraça já começava pela abertura, mostrando uma bruxinha que perdia uma bexiga e passava mais da metade da introdução deprimida e chorando. Nem o namorado dela a consolava.

Imagina uma criança de 5 anos assistindo isso e depois a história de uma menina que sofre o desenho todo, só se decepciona e ainda morre no final... PORRA, É MUITO DEPRIMENTE!

Entretanto, se não conhece o desenho, não comece a julgá-lo só pelo que acabei de escrever. Basicamente, são animações dos contos de fadas tradicionais e apresentadas na integra. Diga-se de passagem, não eram nem um pouquinho bobinhas como a Disney mostrava.

Na verdade, a proposta da série era essa mesma, apresentar desenhos que trabalhavam as emoções com as crianças, sejam elas boas ou ruins, para que consigam aprender a lidar com elas.

Hoje, meu filho tem 2,5 anos e percebo que isso é realmente importante, pois noto que ele não sabe lidar com certas emoções.

Só que não era só isso. Nessa época, as animações eram produzidas de forma muito carismáticas, com belas imagens, narrativas fantásticas e músicas lindas. Algumas das histórias eram tristes mesmo, mas lembro que ficava encantado com o desenho e isso não me incomodava. Sem contar que sempre existia uma lição de moral no final.

Mas estou exagerando um pouco. Também haviam histórias hilárias como a do Simbad e o Mágico de Oz.

Além disso, as histórias eram narradas pela dubladora Neyda Rodrigues, uma das vozes mais doces dessa época.

No total, foram 127 episódios com duas histórias cada, sendo que cada um tinha um estilo diferente, pois eram trabalhadas por vários artistas diferentes. O legal é que todos chegaram a passar no Brasil. Dizem na Internet que foi reprisada na TV Cultura, mas não me lembro disso.

No Japão, chegou a ser lançado uma coletânea com a série completa, mas é muito antigo e já deve ter saído de circulação.

DVD Manga Sekai Mukashi Banashi

Tentei dar uma vasculhada na internet e só achei alguns episódios perdidos que vou listar aqui para quem quiser matar a saudade.

28 - A Derrota
42 - Drácula (parte 1, parte 2)
64 - O Quebra-Nozes
74 - O coelho e a manteiga
92 - Frankenstein
99 - A Flor de Cosmos
180 - O Tubarão

O foda é que tem gente vendendo DVDs na web que são exatamente esses desenhos que listei.

Pesquisando na web, ainda achei um site que tem uma galeria de fotos bem bacanas que ajdam a lembrar de alguns episódios.

Se quiser saber mais sobre a série, dá uma olhada no site americano Anime News Network ou a comunidade no Orkut sobre o desenho... e você achando que o Orkut não servia para mais nada.

Postado: em casa
Bebendo: leite quente
Jogando: All Kamen Rider: Rider Generations 2 (PSP)
Assistindo: Guerra dos Cupcakes

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.