Header Ads

Sweet Dreams (Are Made of This)

Postado: na M.Cassab
Estado: falta muito para as 17h30 ?
Escutando: Scorpions - Hurricane 2000

Na quarta-feira passada (dia 19), estava no ônibus indo para o trabalho escutando a rádio Kiss e começou a tocar a música Sweet Dreams, da banda inglesa Eurythmics.

Na minha opinião, é uma das músicas mais marcantes da década de 80. Seu compasso é marcante e o tom da voz da vocalista Annie Lennox contribui para dar "peso" a melodia.

Dei uma passada no You Tube para pegar o clipe, caso não se lembro ou não saiba do que estou falando:



A qualidade desse vídeo não está muito boa, mas o vídeo que gostaria de publicar não permitia disponibilização. Então foi esse mesmo.

O engraçado é que a vocalista está perecendo um moleque que mora lá no condomínio... o pior é que ela é bonita.

Não é a toa que, depois de 20 anos, a música continua sendo tocada nas rádios e regravada por vários artistas. Pior é que de vez em quando aparece alguém para estragá-la.

Então, resolvi fazer um apanhado, coletando algumas versões. Alias, tive que contar com a ajuda do Wikipedia, nem sabia que existiam tantas

Vamos começar pela versão do Marilyn Manson, a melhor de todas na minha opinião. Por este motivo, faço questão de exibir o vídeo no blog:



Gosto muito dessa versão porque ela é diferente, mas conseguiu manter toda a atitude e impacto da música. O tom de contestação continua presente na entonação da letra, mesmo que o ambiente seja outro.

Sem dizer que o clima mórbido do clipe combinou perfeitamente com a versão original, que trazia o melhor do psicodélico dos anos 80 (como adorava aquela doidera).

Bem, daqui para frente não pretendo disponibilizar os vídeos, pois vão deixar a página muito carregada... como se o resto do blog já não fosse.

Lendo o artigo do Wikipedia, descobri que a Pink cantava essa música em sua turne. Alias, parece mais uma versão simplificada do Cirque de Soleil.

Além dessa versão, também descobri que a Geri Halliwell (aquela das Spice Girls) também cantava essa música em sua turne solo.

Por falar nelas, claro que tive que achar a versão da banda Nylon. Essa banda da Inglaterra é formada por cinco mulheres... nem preciso dizer que são cópia das Spice Girls (é, acabei de dizer).

É o tipo de banda que regrava um super sucesso para aparecer na mídia e fica por isso mesmo. Lembro de ter visto esse clipe na Mtv a um bom tempo atrás.

Até aqui temos apenas covers (com exceção da versão do Marilyn Manson), versões que mantém as características originais da música.

Pórem, tem gente que se empolga e tentar criar uma versão própria. Acho isso um pouco de prepotência. Se bem que, em alguns casos, é filha-da-putice mesmo.

Com certeza, a pior versão que já escutei até hoje foi a da Britney Spears. Na verdade, um cara usou a música original como base para os arranjos da versão dela.

Minha esposa estava escutando rádio um final de semana qualquer e tocou a música dela. Na hora, achei que conhecia a música de algum lugar, mas não estava reconhecendo.

Só reconheci na hora que escutei aquela batida característica da música original. Na hora pensei comigo: "não... ela conseguiu destruir a música."

Porra! Se é para copiar a música, então copia logo na integra, como fizeram com aquela versão remixada que toca nas danceterias.

Claro, exitem pessoas que conseguem fazer coisas descentes, como o Marilyn Manson fez.

O rapper americano Nas fez uma versão bem original. Ele pegou o ritmo da música, mas mudou toda a letra, mantendo a melodia. Ficou muito legal na minha opinião.

Estes dias, assisti de madrugada o clipe do Mika no programa Lab da Mtv. Ele também mudou um pouco a música, mas conseguiu criar uma harmonia na melodia.

É por essas e outras que algumas músicas são imortais. Estilos nascem a toda hora, mas são poucas que conseguem causar um impacto tão grande como a música Sweet Dreams (Are Made of This).

Essa é uma das que faço questão de sempre ter no meu MP3.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.