Header Ads

Minha opinião sobre o filme Batman: o cavaleiro das trevas

Postado: na M.Cassab
Estado: falta muito para as 17h30 ?
Escutando: Paramore - All We Know
Lendo: Um monte de coisa sobre meio-ambiente
Jogando: Fire Emblem: The Sacred Stones (GameBoy Advanced)

Poster do filme Batman: o cavaleiro das trevasOntem a noite, fui ao cinema com minha esposa para assistir ao filme Batman: o cavaleiro das trevas (The Dark Knight no original).

Fazia um tempo tempo que estava acompanhando as novidades sobre ele e estava ansioso para assistir.

Acabei assistindo a versão dublada, que está muito boa. Todos os dubladores mandaram bem, principalmente o Március Simões, que fez a voz do Coringa.

O engraçado é que ele já fez a voz do Jack Nicholson...


Só acho que o Batman deveria ter sido dublado pelo Márcio Seixas, que faz a voz do personagem no desenho (a melhor de todas na minha opinião). Mas sejamos justos, o Ettore Zuim (dublador atual) mandou muito bem.

Se quiser saber mais, o blog 100grana tem um artigo sobre a dublagem do filme.

Quando assisti as vídeos na web sobre o filme, tive uma impressão muito boa e realmente, o filme é do caralho.

Primeiro: porque o Batman (ainda interpretado por Christian Bale) não é um panaca, se se mata para derrubar um bandido. O "cara" é mau, derruba logo de primeira e não fica fazendo tipo, apenas faz seu trabalho da forma mais rápida.

Segundo: a interpretação de todos os atores está impecável, não tem falas ou gesticulações forçadas, tudo combina com o ambiente e o enredo.

Por falar em interpretação, louvemos Heath Ledger, que descanse em paz.

Sim... o Coringa. Com certeza, todos os fãs do Batman foram assistir esse filme só por causa dele.

Ele não é aquela versão estereotipada de retardado mental que ri de tudo, resultado da mistura do antigo seriado com o desenho da Hanna-Barbera.

Finalmente alguém entendeu que o Coringa não ri de tudo, mas "vê graça em distorcer tudo". O cara é insano, psicopata... é o Coringa.

Alias, dificilmente ele dá risada das coisas, mas passa o tempo todo irritando os outros. Esse sim é o Coringa, aquele que é capaz de tirar qualquer um do sério.

Está certo, tudo isso tem um motivo: um dos consultores do filme era Jerry Robinson, o criador do Coringa.

Outra coisa que adorei foi a maquiagem. Sempre achei estranho aquela desculpa de que "ele ficou assim porque caiu em um tanque de químicos". Não faz sentido. Um Coringa usando uma maquiagem que vai se borrando conforme o calor foi uma ótima idéia.

Já o sorriso cirúrgico, achei um charme. Deu um toque de "refinamento" na cara de deboche que ele faz. Isso sem contar os tiques nervosos que ele faz durante o filme, digno de um psicopata com problemas mentais.

Na sua cena final, em que ele cai do prédio, tenho a nítida impressão de que é uma referência ao primeiro filme do Tim Burton.

No antigo filme termina com a morte do Coringa (interpretado pelo Jack Nicholson) que cai de um prédio. Isso ficou estranho, pois não combina com o Batman, ele jamais o deixaria morrer, no mínimo, se jogaria para salvá-lo.

Já nessa versão, acontece o mesmo, mas Batman o salva usando seu famoso gancho. Isso sim faz sentido.

De qualquer forma, espero muito de que Hollywood o belíssimo trabalho de Heath Ledger e o homenageie no próximo Oscar (será?).

Por falar nisso, a Warner Bros. já declarou que o DVD do filme terá todas as cenas com o ator Heath Ledger, tanto interpretando o Coringa (no filme) como nos bastidores (nos extras)... EU TENHO QUE TER ISSO!!!

Mas voltando ao filme, também devo comentar sobre os outros vilões.

Segundo a Lei de Murph, todo o filme adaptado dos quadrinhos com mais de dois vilões não presta. Mas, para a minha felicidade, esse filme é uma excessão.

A participação do Espantalho (interpretado por Cillian Murphy) é limitada apenas no começo filme, quase uma ponta. Por isso, não chega a atrapalhar a história.

Já o Duas-Caras (interpretado por Aaron Eckhart), só aparece de verdade quase no final do filme. O efeito que fizeram para seu rosto deformado é perfeito, ficou muito parecido com o gibi.

Só acho que deveriam ter trocado o Aaron Eckhart pelo Nestor Carbonell que faz o prefeito. Ele se parece mais com o Harvey Dent do gibi. Fora a aparência, Aaron Eckhart fez muito bem o personagem.

Mas nem tudo são flores. Sempre tem alguma coisa que atrapalha.

Vamos começar pelo uniforme, que agora é uma espécie de armadura. É engraçado como os diretores fazem um bom uniforme no primeiro filme e inventam de "melhorá-lo" no segundo. Bem, pelo menos, ele continua fosco e sem mamílos.

Uma dessas coisas é o carro do Batman, o mesmo do filme anterior. Se bem que a cena em que ele derruba o caminhão de lixo é linda. Para a minha felicidade, esse carro foi destruído, mas não se sabe se foi reconstruído.

Outra coisa que me incomodou um pouco foi a moto. As cenas com ela beiram o ridículo. Há uma parte do filme com dois extremos, entre o muito bom (quando ele usa os cabos para derrubar o caminhão) e o muito ruim (na seqüência, quando ele dá "1/2 volta" na parede).

Com certeza, o pior de tudo é o tempo do filme, com um pouco mais de 2h30 de duração, mas o filme não tem história para tudo isso. EU fiquei cansado de tanta enrolação.

Poderiam ter tirado a parte que o Batman vai atrás do chinês. Aquilo não acrescenta nada ao filme. Todo o processo de como ele extrai a digital da bala também não diz nada.

Por falar em final, o filme terminou com uma série de lacunas, o que caracteriza que ele terá mais uma continuação.

Agora, resta uma dúvida: qual será a história do próximo filme ?

Sinceramente, gostaria muito que o próximo filme fosse baseado na série Dia das Bruxas, com a Mulher Gato e o Duas-Caras se pegando com a máfia.

Porém, em nenhum momento foi revelado a origem do Coringa. Segundo o diretor Christopher Nolan, o personagem era absoluto, ele, por si só, já era o suficiente, não precisa disso... e ele tinha razão.

Maaaas... temos um personagem inigmático que foi preso e provavelmente jogado no Asilo Askarn. Além disso, também temos um Batman foragido e que será cassado no próximo filme.

Tudo isso poderia ser utilizado para fazer uma adaptação de Asilo Askarn, uma das melhores histórias do personagem.

Bem, o jeito é esperar.

Você pode ver mais coisas no site oficial gringo e no site oficial nacional.

Porém, eles vão sair do ar logo, assim que o filme perder interesse comercial. Por isso, aconselho a acessarem o site Adoro Cinema, e seu hot site especial.

Alias, no site Adoro Cinema, tem todos os posters do filme e as versões que o Coringa rabiscou. São muito loucos.

3 comentários:

  1. O novo filme do Batman foi igual ao do Homem Aranha 3 só propaganda e mais nada, foi muito ruim. O primeiro foi excelente.
    O filme tem começo, só não tem meio e fim, muito ruim

    ResponderExcluir
  2. Bom...eu AMEI o filme, achei muito legal...o clima meio "trevas", achei muito bom. E todos atuaram muito bem!

    E claro...o Coringa foi o meu preferido!

    ;)

    ResponderExcluir
  3. o filme foi excelente pois tinha um dos atores mais lindos que infelizmente se foi:heath ledger-coringa,ele foi um dos melhores na minha opinião!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.