Header Ads

Lorem Ipsum e geradores de texto

Postado: na M.Cassab
Estado: tentando regenerar o que sobrou do nariz após a rinite
Escutando: 3 Doors Down - Kryptonite
Lendo: Contos Inacabados (JRR Tolkien)
Jogando: Super Mario Kart (Nintendo Wii)

Quando um designer cria uma diagramação, fatalmente ele acaba tendo que fazer isso sem o conteúdo necessário.

Isso porque, segundo Murphy (um cara batuta), o material sempre é entregue atrasado... sempre... nunca duvide disso... e ainda será entregue a versão errada... sempre.

Bem, por essas e outras, temos que apelar para a gambiarra se quisermos testar a diagramação e utilizamos um texto genérico para ver como se encaixa no layout.

O pior de tudo é que tem uns micreiros malditos que esquecem de revisar as coisas e não limpam o teste, deixando algumas porquisses. Talvez já tenha visto algo assim:

"Mono no mono mon omn omonono monomon omonom onomom nomnomomon omo nom om nomo nomom onomomo nomomo nomomn nom omon omomo nomo nmno mono mon omon omomom nom nomo no mon om n om on om n omo n on”


O problema é que fazer isso é um porre. Por isso, é comum que alguns designers utilizarem a artimanha do Lorem Ipsum.

"Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Donec quam felis, ultricies nec”


Dizem que é parte de um do livro chamado Finibus Bonorum et Malorum ("Os Extremos do Bem e do Mau" traduzindo do latin), escrito pelo poeta italiano Marcus Tullius Cicero em 45 AC.

Conheço um monte de gente que tentou traduzir esse texto, mas a grande verdade é que não tem "pé-nem-cabeça". Se bem que no site Dea(th)sign tem um fanzine engraçado sobre seu significado.

De qualquer forma, é uma maravilha para "encher lingüiça".

Se você é um daqueles que vive se lascando para pegar esse texto, o site Lipsum Generator é uma ótima opção para facilitar nossa vida.

Ele tem um recurso bem legal que permite criar quantos parágrafos quiser ou uma lista de palavras, tudo parametrizado, permitindo informar a quantidade desejada.

Além desse site, minha aluna Juliana Pimenta, do curso de Produção Gráfica lá da UNIP, me passou outro site muito bom chamado Fabuloso Gerador de Lero-Lero.

O legal desse site é que ele cria um texto todo rebuscado (que palavra culta...), cheio de "tric-tric" e frescura. Ótimo para utilizar em monografias e TCCs orientados por professores chatos e antiquados.

Se quiser saber mais, tem um artigo no Wikipédia brasileiro sobre o Lorem Ipsum.

Alias, se tiver com tempo para gastar, tem um artigo hilário na Desciclopédia. O problema é o trabalho que dá para tentar entender o texto, mas é legal.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.