Header Ads

Matrix e a filosofia do "nada se cria..."

O filme Matrix, criado pelos irmãos Wachowski em 1999, é considerado como uma revolução em produção cinematográfica... e é, a série é muito boa, bem produzido e divulgado.

Matrix

Segundo os irmãos Wachowski, como eles mesmo declararam, o filme precisava ser muito bom mesmo. Pois a intensão era produzir um filme do anime Akira e, para isso, precisavam ter um trabalho de "peso" no portfólio para conseguir os direitos de gravação.

Akira

Só que eles deram um tiro no pé, pois não conseguiram a autorização do Katsuhiro Otomo, criador do desenho, para gravarem o filme. Um dos motivos dele não ter dado a autorização é pela forma como eles "insinuaram" (para não dizer decalcaram) suas inspirações no filme, pois, para ele, ofende a ética artística (nunca copie o trabalho de alguém).

Por mais que os autores afirmem que se basearam no conto de Alice no País das Maravilhas, criado por Lewis Carroll, ou no mito da caverna de Platão, basta assistir o anime Ghost in the Shell (lançado no Brasil como Fantasma do Futuro) para perceber que os recursos utilizados no filme se originaram nesse desenho e em seus quadrinhos.

Ghost in the Shell

Duvida ? Então acesse o site feito pelo MonkeyGoD comparando Matrix com Ghost in the Shell.

Ano passado, procurando o trailer do movie de Ghost in the Shell no YouTube, acabei encantrando um vídeo com depoimentos de alguns diretores sobre a relação entre as duas produções:

Cópia por cópia, eu prefiro o clipe All is full of love, da cantora Björk que também lembra o anime:

Só que não é apenas isso. Há pessoas que acreditam que o filme é baseado no livro Neuromancer, escrito em 1982 por William Gibson.

Neuromancer

O livro conta a história de Henry Dorsett Case, um cowboy do ciberespaço (descendentes dos crackers de hoje) que se conecta a matriz de inteligência artificial (uma espécie de internet) para roubar informações corporativas.

Outras pessoas defendem a hipótese de que Matrix seria cópia do filme Dark City, criado por Alex Proyas. O filme conta a história John Murdoch, que acorda sem se lembara de quem é e passa o filme sendo perseguido por policiais e criaturas estranhas.

Dark City

Pessoalmente, acho difícil terem copiado esse filme, pois foi lançado em 1998, um ano antes de lançarem Matrix. Não há tempo hábil para assistir um filme, criar um roteiro e produzir outro. Mas ao comparar os filmes, dá mesmo a impressão de que algo está relacionado.

Até a escolha do ator principal, Keanu Reeves, é sugestivo. No ano de 1995, ele atuou em um filme pouco conhecido chamado Johnny Mnemonic, interpretando um mensageiro cyborg que deve deve entregar a cura para uma epidemia em um chip implantado no seu cérebro.

Johnny Mnemonic

Depois de assistir o filme e ver os cartazes, fica difícil dizer que não há uma relação.

O filme Matrix pode ter sido muito bem produzido, mas está longe de ser criativo. É evidente que o filme sofre a interferência de muitas referências, as mesmas aplicadas em outros filmes e produções.

Ainda acho que o primeiro filme é muito bom. Mas não o vejo como uma revolução de linguagem e nem de criatividade.

Postado: na sogra
Escutando: Guns'N'Roses - Madagascar

Um comentário:

  1. Vivimos en una sociedad irreal que disfraza lo que creemos como la realñidad a traves de los medios, y es lo que rescato de esa gran pelicula, el como nosotros podemos despertar de quienes realmente controlan nuestros actos y pensamientos.

    Un abrazo desde Chile

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.