Header Ads

Visionários: Os Cavaleiros da Luz Mágica

As vezes, vagabundando na internet, encontro umas velharias muito legais que nem me lembrava.

Hoje, encontrei um site americano antigo do desenho Visionários: Os Cavaleiros da Luz Mágica (Visionaries: Knights of the Magical Light no original). O site não está funcionando, mas resolvi dar uma garimpada na web porque gostava muito desse desenho.

Visionaries: Knights of the Magical Light

Esse foi um desenho muito antigo exibido no programa Xou da Xuxa em 1988. Vejo essas coisas e fico reparando como o povo abusava de clichês nessa época.

O desenho se passa em um mundo pós apocalíptico, onde a sociedade perdeu sua tecnologia após um terrível cataclismo provocado por um alinhamento planetário, que empurrou o planeta Prysmos no espaço-tempo até épocas obscuras, onde a mágica era o poder.

É engraçado com esse tema era frequente na época em tudo que era mídia. Lembro de vários desenhos que misturavam ciência e fantasia em um cenário futurista, como Thundarr, Black Star, Thundercats, He-Man e Robin Hood do Espaço (só para citar algns). Isso sem mencionar filmes clássicos como Duna e Planeta dos Macacos.

Houve muita discussões espirituais nas décadas de 60 e 70 e apareceram várias sociedades alternativas. Lembro de que na década de 80 era moda discutir planos astrais, mapas de horóscopos, elementais, influência dos planetas, mudança de era. Toda emissora tinha algum programa com quadro de previsões e coisas do tipo (lembra do João Bidu?).

Para deixar os fanáticos mais afoitos, nessa época passou o cometa Halley e um monte de gente achou que algo aconteceria (sempre acham). Eu me diverti muito com tudo isso, principalmente com as produções feitas sobre o tema (preciso falar sobre isso algum dia).

A Era dos Halley

...

Olha eu fugindo do assunto.

...

Enfim, nesse mundo fodido e esculhambado devastado, a sociedade é barbara, violenta, boba, feia, chata e vive em conflitos. Basicamente se dividiram em dois grupos: Cavaleiros do Espectro (bons) e os Darklords (ruins).

Para trazer a paz, surge um mago chamado Merklynn e propõem uma disputa para decidir a liderança do mundo. Depois de muitas trapaças, criaturas perigosas, e outras coisas, os sobreviventes receberam um totem animal que dão poderes.

Merklynn

Cada personagem ganhou um poder de totem dos animais de acordo com sua personalidade. Alguns podiam transformar-se temporariamente no animal, outros podiam invocar habilidades especiais... e alguns frustrados não receberam nada e tiveram que se virar com veículos, armas e o que tinha disponível.

Cavaleiros do Espectro

Obviamente, sem-pé-nem-cabeça. E tudo isso para que? Vender brinquedos, claro!

Na verdade, essa série foi encomendada pela Hasbro (a mesma de Transformers) que serviria como suporte para a linha de brinquedos que pretendiam lançar.

A proposta dos brinquedos era até interessante e alguns chegaram a ser vendidos no Brasil.

Bonecos Visionaries

O diferencial neles é a aplicação de um adesivo holográfico no peito e nos estandartes que mudavam de forma quando mexia. Isso também era moda na época. Tive vários brinquedos ou alguma bobeira com essas holografias.

Porém, o brinquedo não vendeu muito e, como já era de se esperar da Hasbro, foi cancelado com apenas 13 episódios.

Só por curiosidade, a animação foi produzida pela Sunbow Productions, estúdio parceiro da Hasbro que também produziu outras animações famosas, como Transformers, Comandos em Ação e Pequeno Poney. Alias, o cancelamento desse desenho também deve ter tido algum mérito da Sunbow Productions, pois ela perdeu o contrato com a Hasbro nessa mesma época.

Nessa época, a Hasbro também tinha parceria com a Marvel, que publicou um gibi pelo selo Star Comics, mas depois de alguns números passou a ser publicado pelo selo oficial.

Gibi Visionaries da Marvel

Tenho quase certeza de que esses gibis também foram publicados no Brasil. Só não lembro se foi pela editora Globo, Bloch, Ebal, RGE ou Rio Gráfica. Infelizmente, não achei nada na internet sobre isso.

Lembro de que, em 94 ou 95, encontrei uma revista/poster chamada Teen Action com uma fita VHS da Mundial Filmes desse desenho com a dublagem original da saudosa Herbert Richers. A fita foi pro limbo faz tempo, mas acho que tenho o poster em algum canto perdido em casa.

Se tudo isso te trouxe boas lembranças, então vamos a melhor parte: encontrei os desenhos para baixar no blog Baixe Turbo.

desenhos para baixar no blog Baixe Turbo

Até parece que ia escrever tudo isso sem um bom motivo.

O blog tem os 13 episódios em inglês no formato AVI com legendas em português. Baixei o primeiro episódio para testar e está normal, acredito espero que os outros também estejam.

Menção nostálgica

Enquanto procurava referências sobre o desenho, encontrei alguns sites legais com bastante velharia para relembrar:

Postado: na Indumed
Bebendo: pizcafé
Pensando: quero um celular novo
Jogando: Batman: Arkham Asylum (PS3)
Assistindo: The King of Braves GaoGaiGar
Lendo: Peanuts Completo: 1959-1960 (Vol. 5)
Montando: Legend BB Knight Gundam

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.