Header Ads

PS4 Dualshock

Este mês, começaram a pipocar na web imagens e informações sobre o novo PlayStation 4, que erá lançado no próximo natal. Poxa, acabei de comprar o meu PS3 e já lançaram o outro...

Claro, muita coisa publicada é rumor e mentira, mas uma confirmada me preocupou muito: o controle Dualshock 4.

Dualshock 4

Quando lançaram o PS Vita com o raio do recurso de touch screen já fiquei cismado. Agora, com o mesmo recurso no controle do console, acredito que os próximos jogos ficaram cada vez mais sem nexo.

O controle do PlayStation já não era a coisa mais ergonômica do mundo. Além de ter mais botão do que temos dedos na mão, ainda há os dois dois analógicos disputando coordenação. Tem jogos que a pessoa preciso fazer Yoga e alongamento nos dedos antes de jogar.

Agora, com esse sensor de toque, teremos que ser ambidestros com as mãos e com os pés. Se o povo já reclamava das lesões que o Wii pode provocar, imagina as besteiras que vão começar a dizer quanto aparecer um jogo que terá que executar uma "meia lua para frente + bola + bola + triângulo + quadrado + R3 + L2 + duas raspadas para esquerda".

Sinceramente, acho isso muita complexidade gratuita que não contribui com a diversão. Quando dava aula na UNIP, as vezes discutia isso com os meus alunos: antiga, haviam jogos com jogabilidade simples mas extremamente divertidos; hoje, os gráficos melhoraram mas a jogabilidade ficou mais atravancada, morre e continua a qualquer momento e as pessoas acabam ficando muito mais estressadas jogando.

A parada é séria. Antigamente a gente jogava para se divertir e hoje é capas de ter um AVC no meio da jogatina.

É triste essa história das empresas de jogos ficarem copiando as boas ideias dos concorrentes. Acho que tudo seria mais interessante se focassem em um determinado segmento e evoluíssem nesse foco, ao invés de gastar esforços (muitas vezes inúteis) dando tiros para todos os lados.

Bem, essa é apenas minha opinião. Vamos ver como isso vai ficar depois do lançamento.

Postado: na Indumed
Pensando: quero um sinal 3G só para mim
Jogando: Batman: Arkham Asylum (PS3)
Assistindo: The King of Braves GaoGaiGar
Lendo: Peanuts Completo: 1959-1960 (Vol. 5)
Montando: Danball Senki - LBX-11 Pandora

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.