Header Ads

MC 1/144 HWS Nu Gundoom

Já faz um tempo que estou evitando comprar os GunPla da Bandai, pois estão muito caros.

Tinha visto alguma coisa na internet sobre empresas subsidiárias da própria Bandai vendendo genéricos muito próximos dos originais, mas nunca havia prestado muita atenção.

Em novembro passado, depois de ver que o preso dos Real Grade quase dobraram, vi que precisava pensar melhor sobre o assunto.

Pesquisei muito e encontrei três empresas que conseguem chegar muito próximo da qualidade original: TT Hongli/Gao Gao (Hong Kong), Dragon Momoko (Taiwan) e a Model Comprehend.

Dessas me interessei mais pelos itens da Model Comprehend, pois não eram apenas cópias dos originais, mas novos itens modificados e bem diferenes.

Pelo que entendi, eles pegam Garage Kits de resina (aqueles bacanudos mas caros pra caramba) e viabilizam comercialmente. Pelo que entendi, os preços são mais baratos porque eles usam polycap na fabricação das grades, enquanto a Bandai abusa de ABS.

Resolvi ver se vale a pena e comprei o HGC 1/144 HWS Nu Gundoom. Achei que seria legal porque seu design é baseado na versão do episódio 5 do OVA Gundam Evolve (assiste aqui no Youtube) e a Bandai não lançou nenhum assim... vacilões.

Caixa do HWS Nu Gundoom

A primeira coisa que notei foi o nome Gundoom, tática básica para evitar processos de direitos autorais. Quem é fã de Transformers já cansou de ver essas cosias.

Antes de continuar, preciso esclarecer uma coisa que muita gente que não conhece direito erra: o nome dele é Nu Gundam (da série Char's Counterattack) e não V Gundam (esse é da série Victory).

Na verdade, ele não tem um nome e sim um símbolo: a 13ª letra grega. Na época do filme, ele era chamado no ocidente como Niu Gundam, não sei porque acabou desandando.

Voltando ao assunto, o pessoal da Model Comprehend está de parabéns. Esse kit possui vários detalhes que dão para perceber que seus funcionários fizeram com muito carinho.

A primeira embalagem (promocional), tem relevo, tinta perolada, hot stamping e tudo aquilo que alguém que trabalhe com produção gráfica adora.

Caixa do HWS Nu Gundoom

A segunda embalagem (proteção) é simples e funcional. Só para constar, tem a terceira (acomodação) que são só plásticos para organizar.

A Bandai só comercializa seus itens com a segunda e terceira e de uma forma simples.

As peças são muito bem detalhadas e o acabamento é muito bom. A parte de injeção não deve em nada aos da Bandai.

Peça da cabeça

Por falar em peças, provavelmente, o aspecto que a maioria das pessoas que buscam esse tipo de coisa é a qualidade delas.

O que dizem é verdade, a qualidade não é exatamente a mesma da Bandai. As peças são um pouco mais secas, opacas e frágeis.

Sinceramente, isso só faz diferença para quem entende muito de plastimodelismo. Para pessoas como eu, que só montam o kit, sem lixar ou qualquer outro tipo de intervenção, não muda nada.

Claro, como são mais ressecadas, a probabilidade de fazer cagada ao refilar a peça depois de tirar da grade é bem maior, mas se a pessoa está acostumada com os kits da Bandai, não terá muito problema.

A complexidade desse modelo e a variação de cores segue o mesmo padrão dos HGs que conhecemos, com excussão de duas coisas a mais: decalques e uma mini embalagem.

Normalmente, só os MGs vêem com essas cartelas. Porém, muita gente reclama na internet de que a qualidade dessa é ruim. Olhando na mão, a impressão é que são falhos e muito opacos. Parece que são ruim mesmo. Como não costumo aplicar os decalques, não me importei muito com isso.

Mini caixa

O que mais me agradou mesmo foi a versão em miniatura da embalagem para guardar as peças que sobram da montagem. Só essa caixinha já supera, e muito, os kits da Bandai. Fantástica!

Mini caixa

A montagem dele foi tranquila. Só não terminei mais rápido porque quis fotografar e documentar tudo para postar no blog. Só que a precisão das peças não é muito boa.

Todas tem o tamanho certo, não falta e nem sobra nada, mas algumas peças tem os pinos mais grossos do que seus devidos encaixes. Isso faz com que seja preciso forçar um pouco para encaixar alguma parte, podendo até nem encaixar direito. Tive que cortar alguns pinos ou alargar os orifícios para encaixar algumas peças.

O resultado final é incrível. Realmente, é um modelo impressionante.

Mini caixa

A quantidade de peças é absurda para um HG, não é atoa que a caixa é enorme. Alias, ele também é um bocado grande. Faz sentido, pois o Nu Gundam é um dos maiores MSs mesmo.

Mini caixa

A verdade é que ele é muito mais detalhado e equipado do que o HG 1/144 HWS Nu Gundam "oficial". Dá uma olhada nas fotos que o Dalong publicou dos itens e a análise do modelo da Bandai para tirar sua própria conclusão.

Um ponto interessante é que da para montar o Nu Gundoom normal completo. Alias, fiz uma cagada antes de comprá-lo.

Quando estava pesquisando, na época havia comprado primeiro o HGC RX-93 Nu-Gundoom.

Até avia visto o HWS, mas achei que era um kit que complementava o outro. Depois que parei para ver o preço e percebi que não era só um kit, era o modelo completo e mais um pouco.

Fora os itens exclusivos do HWS, a diferença básica dele para o meu é que este vem com 12 Fin Funnels, permitindo montar o Double Fin Funnle Type completo. Mais uma vez, superaram, e muito, a Bandai.

Outro detalhe, e esse me decepcionou muito, é que as partes mais claras do HWS são cinza claro e não brancas como deveria ser.

Não sei se isso foi para baixar o custo da produção ou foi proposital para deixar diferente, mas preferia o meu branco.

No blog DuelMasterNG tem uma análise bem completa sobre ele e o blog orenogundam tem uma análise do manual e outra do kit.

A última frustração em relação a ele é que, justamente por usar as mesmas grades do modelo anterior, ele vem com todas as peças para montar as duas Flying Wing Funnel. O problema é que ficou faltando uma grade E e G extra.

Logo, as Fin Funnels extras ficaram incompletas. Poxa, não custava nada colocar só mais duas grades na caixa. Provavelmente já fizeram isso para comprar outros e vender mais.

Mesmo assim, o pessoal da Model Comprehend está de parabéns.

O modelo é muito detalhado, bem feito e uma série de pequenos detalhes que tornam o produto muito mais inteligente e interessante do que a Bandai faz.

Claro, vou continuar comprando os GunPlas da Bandai, mas os modelos da MC Model passaram a ser uma opção a mais.

Em meu álbum, tem 140 fotos com comentários sobre o MC 1/144 HWS Nu Gundoom para conhecê-lo melhor.

O pior é que depois percebi que faltou tirar algumas fotos, mas agora vai ficar assim mesmo.

Se quiser ver minha coleção de Gundam cutukAQUI.

Um comentário:

  1. Valeu, Barão! Gostei muito do modo com vc descreveu o kit. Simples e objetivo. Gostei do kit. Espero q esse empresa fabrique o 1/100 nessa versão envolve 5... coisa q a Bandai já deveria ter feito. ABS

    Lancer

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.