Header Ads

Anpanman entra para o Guinness

Anpanman
Essa séire super carismática entrou para o Guinness como a franquia de animação com o maior número de personagens.

Postado: na M.Cassab
Estado: falta muito para as 17h30 ?
Escutando: Uriah Heep - Easy Livin
Lendo: Silmarillion (JRR Tolkien)
Jogando: Oneechanbara Revolution (Nintendo Wii)

Não lembro como achei isso. Estava lendo alguma coisa no blog da JBox quando vi por acaso uma foto do Anpanman.

Tenho um tio que mora no Japão e por causa disso sempre ganhei muita coisa de lá.

Desde bebê é que convivo com esses personagens zolhudos, multicoloridos, com cabelos de cores e formatos estranhos, violentos e de modos esquisitos.

Deve ser por isso que não bato muito bem da cabeça... sou muito agradecido por isso. Obrigado tio.

Da infinidade de personagens que já vi, Anpanman era um dos que mais gostava.

Anpanman
Na foto: Dokin-chan, Shokupanman, Anpanman e Currypanman.


Para quem não conhece, a série Sore ike! Anpanman (algo como "Vai, Anpanman!" [!]Também pode ser vamos, avante, vá ou qualquer outra palavra derivada do verbo "ir".) foi criado em 1968 por Takashi Yanase, um famoso escritor japonês especializado em histórias para crianças.

Tudo começa assim, um velho cozinheiro chamado Jam Ojisan (algo como Seu Geléia ou Senhor Geléia), criou um boneco de bolo chamado Anpanman, algo como Homem-Pão.

Seu nome tem uma origem bem curiosa. No Japão, tem um pão redondo recheado de geléia que eles chamam de Anpan, sendo que esse nome é derivado da palavra portuguesa (de Portugal mesmo) Pan, que é pão.

Alias, muitas palavras japonesas tem origem da cultura portuguesa. E tem gente que ainda acha que globalização começou por causa da internet...

Basicamente, as histórias de Anpanman se resumem em passar o dia impedindo que Baikinman [?]Seu nome significa Homem-Bactéria. prejudique a população local.

Na verdade, Takashi Yanase queria criar uma história que ensinasse as crianças a comer melhor. Por causa disso, todos os amigos de Anpanman eram baseados em frutas, legumes e comidas saudáveis, enquanto seus inimigos eram bactérias e vírus.

Além disso, o enredo das histórias era muito inocente e todos os personagens são super carismáticos, até os vilões eram legais e divertidos.

Infelizmente, não tenho mais nada em casa dessa época. Só sobrou um bonequinho da Dokin-chan.

Até hoje não descobri se é irmã mais nova do Baikinman, sua namorada (apesar dela ter uma quedinha pelo Shokupanman) ou apenas outra bactéria. Mas sei que ela consegue deixá-lo mais irritado do que o Anpanman.

Por isso que a imagem do Anpanman me chamou a atenção logo que a página exibiu na tela.

Segundo o blog da JBox, a série Anpanman entrou para o Guinness (o Livro dos recordes) na categoria série com o maior número de personagens em uma franquia de animação.

São quase 2000 personagens que apareceram entre manga, episódios na TV e filmes.

Bem, como a série tem mais de 40 anos, a quantidade de estagiários ociosos que já trabalharam nela deve ter sido bem grande também. Não me admira ter tantos personagens.

Infelizmente, Anpanman é tipo aquelas séries super legais que não se acha nada sobre ela fora do país de origem. Por causa disso, é difícil encontrar algo na internet.

Eu até participo de uma comunidade do Orkut sobre a série, mas não tem nada lá. Só cumpre a famigerada função "álgum de figurinhas". [?]É quando a gente entra na comunidade apenas para ter em nossa lista. Só serve para os outros saberem que gostamos disso.

Por incrível que pareça, a emissora japonesa Ntv mantem um site oficial da série.

Mas se você não entende "bolhufas" de japonês, tem um blog muito bacaninha que divulga lançamentos sobre a franquia.

Também temos um artigo na Wikipedia americana, mas não é muito completo.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.