Header Ads

Niku: objeto trans-netuniano com órbita estranha e incomum

O site Galeria do Meteorito postou essa semana Niku, um novo objeto descoberto recentemente no Sistema Solar que orbita entre o planeta Netuno e o planeta anão Plutão... que para mim continua sendo um planeta, mas isso não vem ao caso.

O site Daily Mail também publicou um artigo sobre Niku no começo deste mês, com uma ilustração explicando a posição de sua orbita no Sistema Solar.


A imagem acima apenas ilustra sua orbita, mas não se engane com o tamanho dos objetos, pois Niku é muito pequeno, tendo apenas cerca de 200km de diâmetro, muito menor do que Ceres, o menor planeta anão, que tem aproximadamente uns 952km de diâmetro.

O site Zenite tem um artigo sobre planeta anões com uma ótima ilustração comparando seus tamanhos com a nossa Lua.


Niku chama a atenção dos cientistas por conta de sua orbita, pois está se movendo no sentido oposto de todos os outros objetos.

Essa história de movimento retrógrado dos planetas, pode parecer um pouco confusa lendo apenas o artigo na Galeria do Meteorito, mas achei uma explicação bem ilustrada no site do Gastão Bierrenbach Lima Neto.

Por padrão, os objetos se movem na mesma direção do Sol e da Lua (movimento direto). Porém, alguns objetos se movem na direção oposta (movimento retrógrado).


Segundo a explicação no site, a esfera verde representa um planeta com movimento retrógrado que parece oscilar pela interação gravitacional entre os corpos de cada lado.

É por isso que os pesquisadores citados no o artigo na Galeria do Meteorito estão interessados em Niku, pois sugerem que sua estranha órbita pode ser uma pista da existência de "planetas escondidos", pois Plutão não teria massa o suficiente para interagir com sua gravidade. O famoso nono planeta comentado na mídia no começo do ano poderia ser um bom candidato.

A tecnologia tem evoluído muito rápido neste novo milênio e a cada ano descobrem alguma coisa que faz mudar a forma como conhecemos e estruturamos nosso Sistema Solar.

Só por curiosidade, esse é o nosso Sistema Solar atual, com a inclusão dos planetas anões.


Será que um dia teremos uma atualização do nosso Sistema Solar nos livros escolares?

... Duvido.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.