Header Ads

Exercitando a criatividade

Quando dava aula na UNIP, sempre dizia para meus alunos que designer é um estado e não uma profissão. A criatividade está diretamente relacionada a forma como a pessoa está e se sente.

Claro, você pode estudar, ler livros, realizar tutoriais, mas isso só ajudará a ter uma boa técnica. Até ai, micreiros também fazem isso perfeitamente.

O designer é um "ser" criativo e o lado emocional e espiritual precisam estar em sintonia com a mente. Já dizia Carl Jung:

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.

Por isso, recomendava aos meus alunos para viver a vida, conhecer pessoas, comerem em lugares diferentes, sair de casa. Somente com a vivência é que temos inspiração e percepção para fazer bem feito o que fazemos.

Do contrário, o cotidiano vai emburrecendo nossa mente, nos tornando preguiçosos e desanimados. Nesse momento não se cria, apenas copia algo que já tenha visto. Ai você se torna um micreiro.

Quando estudei com o pessoal da Fábrica de Quadrinhos (hoje Quanta Academia de Artes), aprendi que precisamos exercitar o cérebro para mantê-lo criativo.

Para ajudar a manter a mente focada, todo dia, desenhava alguma coisa. Qualquer coisa. Quando era moleque, vivia pegando as revistas da minha avó e desenhava quase tudo o que via.

...

Como gastava papel naquela época. Acabava com uns dois cadernos de desenho por ano.

...

Pois bem, hoje, vi uma postagem no blog da Imaginarium com uma proposta interessante sobre o assunto:


365 dias com papel, caneta e muita criatividade


Todo dia, pelo menos uma vez, fazer uma peça. A postagem fala sobre desenho, mas você pode fazer qualquer coisa que te agrade, não precisa ser só desenho. Pode ser um texto, uma ilustração, um ícone, uma tipografia, uma música, uma fotografia e outros pratos típicos.

Tá... sei que é complicado ter disciplina para fazer isso. Eu mesmo começo a fazer isso e para logo na primeira semana, mas é algo para tentar.

Uma coisa que gostei na postagem é que a artista criou um blog para reunir todos esses trabalhos.

Antigamente, como não existia internet, eu guardava tudo em pastas ou cadernos de desenho e fazia comparações anos depois para verificar minha evolução.

Se você é macaco velho que nem eu, deve estar tentando perder alguns vícios e voltar a produzir alguma coisa.

Agora, se você estudando ou começando a se desenvolver, aproveite a dica e ponha o punho para funcionar.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.