Header Ads

Torta de batata com catupiry, gorgonzola e calabresa

Ontem a noite, minha esposa queria fazer batata recheada mas não deu muito certo, pois as batatas ficaram moles demais.

Como o recheio já estava pronto, improvisamos uma torta de batata gorda... bem gorda.

Tentei tirar uma foto dela pronta, mas minha câmera estava sem pilha e tive que usar a do celular.

Torta


Como aprendi a cozinhar com as minhas avós, não costumo prestar muita atenção em quantidade. Costumo bater o olho e ver se está bom ou não.

Vou tentar explicar da melhor forma como fizemos.

Ingredientes

  • 5 Batatas grandes
  • 400g Catupiry
  • 100g Gorgonzola
  • Queijo ralado
  • Calabresa
  • Azeite
  • Margarina
  • Sal
  • Leite

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, coloque água, meia colher de sobremesa de sal e só um pouco de azeite. Como usei gorgonzola e calabresa, achei melhor não colocar muito sal nas batatas. Também coloquei pouco azeite na panela porque utilizarei mais depois. Depois, coloque as batatas com casca e tudo e deixe no fogo.

Rale a calabresa e frite em uma panela mesmo. Assim, além de aproveitar o restinho do recheio que sobrar para dar um gostinho, ainda terá menos louça para lavar depois. Depois de frito, coloque metade do catupiry e misture bem, adicionando um pouco de leite, para deixar com consistência de um creme (nem muito líquido e nem muito grosso).

Sobre as batatas, não sei dizer ao certo quanto tempo precisa ficar. Mesmo porque, quem fez isso foi minha esposa e não cheguei a perguntar. Elas precisam cozinhar na pressão até o ponto em que possam ser desmanchadas com um garfo, um pouco mais duras do que deveriam para fazer um purê.

Quando terminar as batatas, pique a metade de qualquer jeito para ficar uns pedaços graúdos. No meu caso, não tirei a casca e piquei com tudo.

Forre a parte de baixo da forma e as laterais, evitando deixar buracos para o recheio não escorrer. Pegue o azeite e regue as batatas. Tome cuidado para não colocar muito. A idéia é deixar o azeite escorrer para o fundo da forma, que ferverá. Esse processo impregnará as batatas deixando um gosto bem forte do azeite.

Depois do azeite, salpique um pouco de sal nas batatas, mas só um pouco. Se colocar muito agora, a calabresa vai deixar ainda mais salgada. Quando terminar, coloque o recheio e espalhe.

Nesse momento, seria interessante ligar o forno e deixar em fogo baixo para ir esquentando.

Na mesma panela do recheio, para aproveitar o que restou grudado, coloque o restante das batatas e amasse bem com margarina, sal e leite pra fazer um purê bem cremoso. Use-o para cobrir o recheio.

Com a mesma panela, pique a gorgonzola e esprema com um garfo para ficar bem triturado. Coloque o restante do catupiry e misture com leite, deixando com a consistência que achar mais interessante.

Finalize colocando por cima da torta, polvilhe o queijo ralado e coloque no forno. Aconselho a deixar em fogo baixo para que o azeite ferva, cozinhando as batatas para ficar o gostinho nelas.

Quando o azeite estiver fervendo no fundo, aumente o fogo para gratinar o queijo em cima.

Receitas alternativas

Esse é um prato bem versátil que possibilita trocar os ingredientes conforme achar melhor para variar um pouco.

Batata:
A função da batata é servir como base para a torta e isso permite trocá-lo por qualquer outro legume com a mesma consistência, como a mandioquinha, inhame, batata-doce ou a mandioca.

Catupiry:
Vamos falar a verdade: catupiry de verdade só tem o original e o resto é tudo requeijão.

Por isso mesmo, se estiver muito caro, pode trocá-lo por requeijão mesmo que dá na mesma. Se quiser deixar bem diferente, troque-o por Polenguinho ou por cream cheese.

Calabresa:
Sua função na receita é para dar um toque mais forte ao recheio, pois só a batata e o catupiry ficariam muito sem graça.

Poderia ser muito bem substituida por bacon ou salame. Se quiser fazer algo mais leve, experimente peito de perú desfiado ou tomate-seco.

Gorgonzola:
Assim como a calabresa, esse queijo só serve para deixar a torta com um gosto um pouco mais forte. Se quiser, substitua por provolone ralado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.