Header Ads

Transformers Smallest Grimlock

WST Dinorobot Commander Grimlock

Estou aproveitando que meu filho anda me deixando acordado de noite para tirar fotos dos itens da coleção, que está bem defasada aqui no blog.

O problema é que são muitos e dá até preguiça de pensar. Por isso, comecei pelos menores, que não dão tanto trabalho.

Em 2003, a Takara havia lançado a linha Smallest Transforming Transformers para comemorar os 20 anos da franquia Transformers, sendo cancelada em 2005.

Seu cancelamento deixou muita gente triste (incluindo eu), pois os pequenos robôs eram muito simpáticos e incrivelmente parecidos com o original.

Foi então que, em 2006, a empresa chinesa Justitoys lançou no mercado o WTS Dinorobot Commander, deixando vários colecionadores pasmos, pois se tratava da versão Smallest de Grimlock.

WTS Dinorobot Commander

Não era a primeira vez que a empresa de Hong Kong havia lançado um produto da franquia no mercado.

É tudo muito simples.

Tanto a Hasbro quando a Takara (que a partir de agora vou chamá-las apenas de "as empresas" por pura preguiça de digitar) nunca cuidaram bem de sua propriedade e vivem perdendo originais, patentes e direitos.

Isso dá uma abertura legal para que outras empresas comercializem esses produtos, pois nenhuma das empresas possui provas para alegar que são proprietárias.

A estratégia da Justitoys é prefeita. Eles lançaram um molde no mercado que ninguém possui mais o original e tiveram o cuidado de alterar seu nome, que é a única coisa patenteada oficialmente.

Por este motivo, o nome do subgrupo foi alterado para Dinorobot (Dinobots era exatamente uma redução desse termo) e trocaram o nome dos personagens por suas funções.

O estranho é que está escrito o nome Grimlock em japonês na embalagem, mas não sei judicialmente o que isso pode significar.

Provavelmente nada, pois nã foi divulgado que a empesa tenha sido processada por causa deles.

Pode chamar isso do que quiser, mas eu chamo de justiça poética. Isso é o as empresas ganham pela falta cuidado e descaso com suas propriedades.

Agora, se você leu isso e pensou "que burras", tenha calma que ainda não terminou.

Originalmente a Takara cancelou a série alegando que as vendas não eram satisfatórias, o que é estranho sendo que eram produzidos como itens especiais e com tiragem limitada. Isso fica ainda mais estranho se levarmos em consideração de que foram esgotados na época.

Uma pessoa inteligente pensaria: "se vendiam tudo e não estavam satisfeitos, porque não vendiam mais então ?"

Bem, já disse algumas vezes que a Hasbro e a Takara se merecem.

O pior de tudo é que toda vez que a Justitoys lançava um dos Dinorobot no mercado, esgotavam logo na pré-venda.

Hoje, a procura é tanta, que a venda normal de uma mísera unidade pode chegar a custar U$ 80,00... e vende... como vende.

Além de chamarem as empresas de burras por terem perdidos seus originais, ainda deixaram bem claro que são duas incompetentes que não conhecem as vendas de seus próprios produtos.

Como são vendidos muito caros, não tinha comprado nenhum ainda. Até o dia que encontrei esse por um preço justo.

O bichinho é exatamente igual a sua versão original de 1985. É impressionante a quantidade de detalhes nele.

Modo alternativo

Eu fiquei feliz de verdade quando vi que mantiveram até o cockpit em suas costas.

Cockpit

O curioso é que tem muito colecionador que não faz idéia do que isso seja.

Assim como a grande maioria dos robôs de G1, ele foi lançado originalmente pela linha Diaclone, onde os robôs eram máquinas pilotadas por pessoas.

Diaclone

Essa tampa nas costas de Grimlock nada mais é do que o acento do piloto, que fica aberto no modo Dino, fazendo com que o piloto pareça estar cavalgando) e fechado no modo robô (deixando o piloto protegido no interior).

Piloto

O mais legal de tudo é que ainda possui melhorias, como um trilho que serve para deslocar sua cabeça mais para frente ao transformá-lo em robô. Isso é lindo, pois o original ficava com a cabeçona para trás, fora do centro do corpo.

Melhoria no pescoço

O único "porém" dele é em relação a escala. A Justitoys havia dito que o tinha projetado para ter o mesmo tamanho do personagem no desenho animado. Só que o brinquedo ficou maior do que deveria.

No desenho animado, o Optimus fica com a cabeça na altura do peito dele, sendo que o brinquedo fica na altura da barriga.

escala

Certo, isso não chega a ser um problema, levando em consideração de que a grande maioria nem chega a transformá-lo em robô, deixando no modo dino que é bem mais legal. As vezes me pergunto se os proprietários do Masterpiece também preferem deixar assim.

Agora, uma coisa que me incomoda de verdade é o card que vem junto.

Card

O responsável não devia conhecer muito de produção gráfica, pois fez o cartão exatamente com as mesmas dimensões da frente da embalagem.

O problema é que os vincos para dobrar as laterais e montar a caixa fazem com que essa parte fique menor. Resultado: o card não cabe direito dentro da caixa, ficando um pouco amassado nas bordas.

A verdade é que ele é muito louco. Um dia pretendo ter todos.

Antes de encerrar, preciso comentar uma coisa. Como de costume, sempre tiro uma foto com todas as versões do mesmo personagem que possuo e, neste caso, a foto ficou bem estranha.

outras versões

No ano 200, foi lançado no Japão o desenho Transformers CarRobots, que no ano seguinte seria lançado com o nome de Transformers Robots in Disguise nos EUA.

Porém, por algum motivo, a Hasbro resolveu mudar o nome do Hurricane para Grimlock.

Não sei porque fizeram isso. Talvez tenham achado que a mandíbula do tiranossauro lembrava uma escavadeira ou simplesmente precisavam utilizar esse nome para não perderem os direitos.

De qualquer forma, não poderiam ter feito escolha pior, pois os Dinobots sempre foram os rivais dos Constructicons.

Tem coisas que só a Hasbro faz por você...

Se gostou do pequeno, não deixe de ver mais fotos e comentários no meu álbum. Lá também tem fotos dos outros itens que tenho da linha Smallest.

Meu grande camarada Galva Maximus também fez um vídeo para seu site Ilha dos Dinobots sobre ele:



Antes de terminar, devo dizer que a Justitoys lançou outras versões dele.

No natal de 2006, foram lançados o Santa Commander (uma versão azul com o gorro do Papai Noel) e o Reindeer Commander (uma versão verde com nariz e chifres do Rudolph, a Rena de Nariz Vermelho), ambos uma referência das cores lançadas em G2.

Santa Commander Reindeer Commander


Mais tarde, em 209 se não me engano, foi lançado o giftset WST Dinorobots Dark Retribution, com todos os Dinobots na cor preta em edição limitada.

WST Dinorobots Dark Retribution

E como esse povo tem mania de ficar relançando a mesma coisa com cores diferentes, existe uma versão raríssima com eles em acrílico vermelho.

WST Dinorobots vermelhos

É muito difícil ver fotos deles na internet.

Também temos um tópico sobre a linha no Fórum ATB, com um monte de informações e fotos.

Se quiser, também tenho uma lista com todos os itens da minha coleção.

Um comentário:

  1. Olá amigo,encontrei seu blog por acaso, enquanto procurava sobre transformers genéricos e mais baratos
    será que você poderia me dizer como compro estes modelos da Justitoys?
    Meu i-mail é hardreplic@bol.com.br
    Obrigado e um abraço

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.