Header Ads

Existe um sexto sabor no paladar?

O site HypeScience publicou um artigo sobre um possível novo sabor do paladar, ativado por carboidratos, amido e um pouco de gordura e óleo.

Só para recordar, aprendemos que nosso paladar identifica salgado, doce, azedo, amargo e umami.

...

UMAMI?!?!?!

Esse ai eu não conhecia. Tive que dar uma pesquisada na internet para saber do que esse se trata. Esse texto me lembrou de um episódio do programa chamado Mitos Culinários, servindo pratos com glutamato para um grupo e o mesmo sem para outro.

Enfim, o artigo explica que o novo sabor seria parte da evolução, pois indicariam alimentos ricos em energética, estimulando o centro de prazer e de recompensas do cérebro e nos fazendo achar delicioso.

Faz sentido. Aqui em casa a pizza e macarrão são as comidas que mais consumimos.

Só a origem da pesquisa que ficou estranha. O site do Jornal Folha de São Paulo e o site Gizmodo também tem artigos sobre o mesmo assunto, mas com autorias e nomes diferentes.

Vou deixar mais uma imagem que achei no site da Globo com os pontos estimulados pelo paladar para brincar de comer e tentar sentir onde sentimos os gostos.


E ai, também fica com a boca cheia de água quando vê uma lasanha ou uma porção de batata frita? Fica torturado quando está subindo no elevador com outra pessoa segurando uma caixa de pizza de calabresa?

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.