Header Ads

Resolvendo problemas no Blogger e voltando ao blog

Depois de muito teste no Wordpress, experimentações com hacks e procrastinação, consegui resolver os problemas dos comentários e paginação do Blogger para acertar tudo e voltar a atualizar o blog. Estou compartilhando um pouco desse experiência, pois sei que muita gente sofre com isso.

Já faz mais de um mês que estava tendo problemas com o Blogger.

Passei um bom tempo experimentando algumas alternativas e soluções para saber como continuaria com o blog. Ainda tinha aquela ideia fixa de tentar usar o Wordpress e achei que valia a pena tentar de novo.

Experiências com o Wordpress

É fato que o Blogger é um produto marginalizado da Google e nunca evoluíram desde que foi comprado.

Nesse aspecto, eles perdem feito do Wordpress, que é uma ferramenta extremamente eficaz. Tenho dois blogs ativos com ele: o Porra, Hasbro! e o Criação Visual e Comunicação.

Além disso, já fiz muito desenvolvimento na ferramenta para empresas e até darei aula sobre isso no SENAC. Por isso, conheço bem o potencial dele.

Sei que a versão gratuita do Wordpres.com tem muitas limitações, mas faz um bom tempo desde quanto pesquisei os recursos profundamente e tentei novamente.

Criei mais um blog de teste e logo de cara comecei a sofre com a escolha de template. Nenhum tinha os recursos que gostaria. Além disso, descobri que os novos blogs sempre incluíam as imagens das postagens automaticamente na Biblioteca de Mídia.

Sem dúvida alguma, isso é um problema para mim, pois gosto muito de ilustrar o que digito e uso muitas imagens. Como o espaço da biblioteca é limitado, não ia dar certo mais cedo ou mais tarde.

A grande verdade é que sou um teimoso. Já sabia que o Wordpress só é bom quando instalado em um servidor próprio, pois assim dá para mexer nos códigos.

Até pesquisei algum provedor baratinho para hospedar o blog. Cheguei a achar alguns por R$ 5,00. Só que não quero gastar dinheiro com essas coisas e sei que o barato sai caro depois de um tempo.

Resolvendo o problema de paginação no Blogger

Bem, o jeito era tentar arrumar o Blogger. A primeira coisa que fiz foi tentar encontrar o problema da paginação.

Ao longo do tempo, mexo nos códigos para personalizar o blog, ocultando alguns elementos ou adicionando novos recursos.

O problema é que a linguagem do Blogger não é intuitiva e a estrutura dele não é muto fácil de entender. Por isso, muita coisa vai na base do "tentativa e erro" e realmente não sei até onde uma dessas tentativas estraguei algo.

Criei um novo blog de teste para ter um código limpo, importei os dados para ter as postagens e apliquei alguns templates de meu gosto. Nisso, já percebi que o problema não era o código, pois a paginação estava igual.

Pesquisando na web, percebi que muita gente está passando por isso. Lendo uma postagem no blog Mundo Blogger, fiquei sabendo da nova limitação automática na indexação das páginas.

No meio da leitura, fiquei pensando como minhas postagens costumam a serem longas e imaginei que resolver isso seria mais fácil do que imaginava.

Nas ferramentas de formatação, tem um botão chamado Jump Break que adiciona uma quebra no conteúdo. Tudo antes dessa quebra é exibido na página principal do blog e o restante apenas é visualizado se acessar o conteúdo da postagem. É o famoso "leia mais".

Adicionei essas quebras em cinco postagens e não é que resolveu. Agora está exibindo 10 postagens por página como havia configurado. Agora, preciso arrumar as antigas postagens para deixar tudo certo.

Resolvendo o problema dos comentários que sumiram no Blogger

O pior dos problemas que estavam me incomodando era que os comentários haviam sumido. Não havia sumido apenas das postagens, mas o link "Comentários" no menu do painel também tinha sumido.

Mais uma vez, vi que o problema era geral e outros estavam com a mesma situação. Encontrei a solução no blog Dicas Blogger.

Todo problema está no momento em que se vincula o Blogger a uma conta no Google+. meus blogs de teste estavam com os comentários normais, apenas o oficial estava com o problema. Porém, só ele estava vinculado.

A solução é até simples, basta desmarcar uma opção de comentários no Google+. Veja mais detalhes da solução no blog Dicas Blogger.

solução no blog Dicas Blogger

Compartilhando postagens com o Facebook

Ainda sobre os comentários, encontrei uns códigos para adicionar abas para exibir os comentários feito no Blogger ou os comentários feitos no Facebook. Cheguei a implementar aqui no blog para deixar mais organizado, mas por algum motivo, os antigos comentários feitos no Facebook sumiram, só apareciam os novos.

Por esse motivo, voltei ao template anterior para deixar como está. Também achei prudente não disponibilizar o link de onde encontrei o recurso porque não está funcionando corretamente, mas pode perguntar ao Google que ele te mostra onde tem.

Postado: na SKY
Pensando: preciso de um celular novo
Escutando: Metallica - One
Jogando: Black Rock Shooter (PSP)
Assistindo: The King of Braves GaoGaiGar
Lendo: A Queda dos Mutantes (Panini)
Montando: MG FAZZ (Sentinel Version)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.