Header Ads

Tablet e o Flash

Comentários, vídeos, links, tutoriais sobre a tablet Bamboo Pen & Touch da Wacom, desenho, Flash, gravidez, coisas e tal, tal e coisa...
Postado: na M.Cassab
Estado: falta muito para Abril ?
Lendo: Naruto (Masashi Kishimoto, manga)
Assistindo: He-Man e os Mestres do Universo (desenho de 2002)
Jogando: SD Gundam G Generation (PSP)

Estou com uma idéia fixa na cabeça e normalmente só sossego o facho quando vou até o final.

Minha esposa está atormentando para desenhar o quadro da maternidade que o boca aberta aqui prometeu que faria.

Durante nossa gravidez, aprendi que certas coisas são indispensáveis para o parto. Na verdade, chego a pensar que são até mais importantes do que o próprio bebê.

O quadrinho da maternidade é uma dessas coisas. Tem que ter, pronto e acabou.

Conselho, não discuta com uma grávida. Isso é para seu próprio bem.

Havia dito que faria um quadrinho com os personagens do Pooh jogando Nintendo Wii. Cheguei até a fazer um rascunho disse essa semana.

A questão é que estou cismado se a moça que pintará o quadro conseguirá reproduzir meu desenho com fidelidade o meu traço. Por isso, é mais seguro fazer o desenho no computador para deixar bem limpo, sem hachuras.

Estou sem scanner e também não tenho tempo para ficar desenhando com o mouse. Como estou enrolando para comprar uma tablet, acho que chegou a hora de arrumar uma.

Faz um bom tempo que estou de olho na Bamboo Pen & Touch da Wacom e meu mouse já está indo para o saco. O destino deve estar colaborando para comprar um.

Duvido que depois de ver o vídeo baixo você também não vai querer uma:



Acho que faz uns 7 anos que não uso uma tablet, vai ser bom ter uma de novo.

Tenho pensado muito nisso nos últimos meses, principalmente por culpa dos vídeos que postei do Dan Paladin fazendo os desenhos para o jogo Castle Crashers.

Tenho estudado muito sobre a utilização da tablet no Flash e percebi que a técnica não é a mesma aplicada no Photoshop.

Para você ter uma idéia, usar uma tablet no Photoshop é praticamente como pintar uma aquarela.

Claro, em uma aquarela nós partimos da cor do suporte (papel, tela, ou qualquer outra coisa em que estamos pintando) e a dai vamos aplicando nuâncias do claro para o escuro até chegar no tom ou textura desejada.

A vantagem de fazer isso no computador é que podemos partir da cor base e depois ir aplicando nuâncias claras ou escuras até conseguirmos o efeito de contraste e volume desejado, exatamente como mostra esse tutorial do krazykrista no DeviantART.

No caso do Flash, a técnica é muito mais parecida com o estilo de desenho utilizado na moda, com traços firmes, duros (feitos de uma vez só) e rápidos.

Para me entender melhor, no blog ClickModa tem vários desenhos legais sobre o universo da moda. Além disso, o blog Como Faz ? tem um artigo bacana sobre croqui.

Independente disso, tanto no Photoshop quanto no Flash, o segredo das tablet da Wacom está em saber configurar direito. As vezes isso é mais complicado do que desenhar efetivamente.

O site do ilustrador Kevin Hulsey tem uma página que explica como configurar uma Wacom.

Se achou complicado, lá no DeviantART tem uma postagem do fox-orian explicando como configurar uma Wacom, tubo bem detalhado.

Alias, ele também tem um outro tutorial explicando como usa uma tablet para pintar no Photoshop.

Um desenhista de verdade se vira com o que tem na mão e usar o mouse nunca foi um problema para mim, mas acho que vai ser um aprendizado interessante começar a desenhar e animar com a canetinha.

Na época em que usava tablet, era mais para o Photoshop, pois já não trabalhava diretamente com o Flash.

Antigamente, quando precisava animar, fazia todo o planejamento da narrativa no papel e tentava reproduzir no computador. Com a tablet, vou continuar fazendo o planejamento da narrativa no papel, mais vai ficar mais fácil reproduzir isso e deixar tudo mais suave.

No blog Hyper gUrl tem uns vídeos de uma pessoa animando no Flash e usando a tablet para fazer as linhas de ações. É exatamente o que tinha em mente.

Se gostou do assunto, não deixe de ler minha postagem com tutoriais de desenho, pois não adianta ter uma tablet se não conhece a base da técnica de desenho e pintura.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.