Header Ads

Van Gogh e o processo de criação

Postado: na sogra

Uma vez, Paulo Coelho escreveu que "o universo conspira contra ou a nosso favor" (tudo bem, ele deve ter copiado isso de alguém). Mas, as vezes, isso faz muito sentido.

Sempre que vejo algo que dizem "ser novo", na verdade percebo que não passa de uma releitura moderna de algo que já foi iventado. Principalmente na área de design. Sempre que dou aula nessa área, insisto em que se deve conhecer a base conceitual antes de sair inventando moda, por mais que ninguém goste disso.

No final desse mês, começarei a dar aula de Composição de páginas web na UNIP e já estava preparando um discurso sobre o assunto... para fazer os alunos dormirem.

Porém, lendo o livro do Van Gogh que a Folha publicou, li uma citação de uma carta em que ele escreveu para seu irmão em 1880 que cai muito bem nesse assunto:
"Há leis de proporção, de luz, de sombra e de perspectiva, que é preciso conhecer para desenhar um motivo; se essa ciência nos falha, arriscamos travar eternamente uma luta estéril e não conseguimos nunca criar."

Para os aspirantes a designers de todas as mídias e seguimentos, aprendam: essa história de "nada se cria, tudo se copia" é conversa de incopetente. Se você conhece o conceito, então e capaz de criar.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.